PATRIMÔNIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA IMATERIAL LOCAL
Visualizações: 484Palabras clave:
Patrimônio Material e Imaterial; Cultura; Identidade; Memória; Educação Patrimonial.Resumen
O presente artigo aborda conceitos estruturantes da cultura material e imaterial nacional, bem como a trajetória das políticas do patrimônio no Brasil e suas contribuições para a revalidação da cultura brasileira, bem como busca traçar uma linha temporal de fatos pertinentes de sua evolução. As abordagens metodológicas acerca do elemento “patrimônio” são plausíveis de análise pelo viés de sua inserção enquanto macro conceito e, com o passar do tempo, vai sendo desmistificada a visão que vinculava o patrimônio apenas às grandes obras arquitetônicas, via de regra determinadas pelas ditas “elites”, sejam estas econômicas, sociais, culturais e políticas. Por fim, mas não menos importante, aborda a importância da inserção da Educação Patrimonial na vida das comunidades locais, por acreditar ser a Educação, a única e maior forma de promover a emancipação cultural destas populações esquecidas, introjetando nos jovens os saberes acerca de sua origem e, transmitindo-lhes os saberes necessários para que, além de elos, sejam ferramentas de propagação de suas culturas, emancipando de maneira maiúscula a enorme diversidade cultural de nosso Brasil.
Descargas
Citas
ALVES, Ana Claudia Lima. O Patrimônio Cultural Brasileiro: novos instrumentos de preservação. Brasília: MinC/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: . Acesso em: 04 Out. 2020.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em . Acesso em: 11 Out. 2020.
FONSECA, M. Cecília Londres. Referências Culturais: base para novas políticas do patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial. Brasília/MinC, 2000.
GONÇALVES, José R.S. (2005) “Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônio”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, Ano 11, N. 23, pp. 15-36, jan./jun.
GRUNBERG, Evelina. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília, DF – IPHAN, 2007.
TOLENTINO, Atila Bezerra (Org.). – Educação patrimonial: educação, memórias e identidades / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); João Pessoa: Iphan, 2013. – (Caderno Temático; 3).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.