GRUPOS ESCOLARES NO RIO GRANDE DO SUL DURANTE O SÉCULO XX: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Visualizações: 308Palabras clave:
Grupos Escolares; Rio Grande Do Sul; Revisão BibliográficaResumen
O estudo de grupos escolares no Brasil é um tema que entrou em pauta a pouco tempo em pesquisas acadêmicas, ao se aprofundar nesta temática, principalmente acerca de grupos escolares de comunidades de um estado como o Rio Grande do Sul é possível compreender e situar a realidade social de um recorte temporal e local a partir destas instituições escolares.O objetivo deste estudo é fazer uma análise sistemática em textos acerca das publicações no espaço temporal de 2018-2021 no país, em diferentes espaços acadêmicos como por exemplo a biblioteca da CAPES, na plataforma SciELO, em teses e dissertações, trabalhos de grande relevo acadêmico e em revistas da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação e publicações realizadas referentes ao Congresso Brasileiro de História da Educação.A partir da pesquisa em banco de dados pode-se constatar que pesquisas de grupos escolares ainda são bastante escassas quando tratadas dentro do estado do Rio Grande do Sul, termos de pesquisa como escola/escolares produzem mais resultados, dentro dos trabalhos de grupos escolares será visto uma grande variedade de cidades e regiões, espaços temporais e contextos sociais abrangidos pelos pesquisadores.
Descargas
Citas
CHARTIER, Roger; CULTURAL, A. História. entre práticas e representações Tradução de Maria Manuela Galhardo. Algés, Portugal: Difel Difusão, 1988.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização. A implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo ( 1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.
PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir: a escola como oficina da vida - discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha (1909-1959). Belo Horizonte: UFMG, 2000. 493f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais.
PILETTI, Fernanda. Memórias de escolarização no meio rural de Farroupilha: o grupo escolar Jansen (1937-1958). 2019.
FERNANDES, Cassiane Curtarelli. História dos grupos escolares em Garibaldi e Farroupilha: matizes de práticas pedagógicas e escolares (Rio Grande do Sul, 1926-1949). 2022.
SANTOS, Deise da Silva. Memórias e práticas do ensino de música no Grupo Escolar Farroupilha/RS (1938-1945). 2019.
PINHEIRO, Rafael de Souza. Processos de escolarização em Flores da Cunha/RS: o grupo escolar Frei Caneca (1925-1940). 2021.
ABREU, Elise Testolin de. O jardim de infância do Grupo Escolar Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul-RS (1946-1956). 2021.
Souza, Rosa Fátima de. “A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate”. Revista Brasileira de História da Educação, vol. 19, 2019, p. 1–24. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e063.
BETÂNIA DE OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO., M. B. ORIGENS DO GRUPO ESCOLAR E A MODERNIZAÇÃO (EDUCACIONAL) NO BRASIL. Intercursos Revista Científica, [S. l.], v. 19, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/5232. Acesso em: 7 maio. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.