POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE PÚBLICA
Visualizações: 461Palabras clave:
Políticas Públicas;, Programas e Projetos Nacionais;, Integração Tecnológica.Resumen
RESUMO: No decorrer das últimas décadas, as discussões em âmbito educacional e científico, em sua maioria, versam tanto sobre a integração pedagógica das tecnologias no cotidiano escolar como sobre a implementação de políticas públicas que visem fomentar o acesso a recursos midiáticos e digitais, conexão em rede, aquisição de recursos tecnológicos, assim como de uma adequada formação docente que contemple o uso técnico e pedagógico das tecnologias. Nessa proposição, esse estudo teve como objetivo conhecer os processos de implementação de programas e incentivos nacionais voltados à integração tecnológica nas escolas públicas. Metodologicamente, nos subsidiamos na pesquisa bibliográfica, com recolha de dados em portais de periódicos. Dessa forma, em seu contexto, aborda aspectos inerentes à integração tecnológica nas escolas públicas e às iniciativas do Governo Federal para viabilizar essa inserção, materializadas por meio de políticas públicas educacionais decorridas no período entre 1984 e 2022. Em conclusão, destacamos que, embora muitos investimentos tenham sido despendidos ao setor público por meio de políticas públicas, muito ainda precisa ser feito, mormente, no que concerne à implementação de ações que viabilizem o uso pedagógico das tecnologias associadas ao ensino.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa de Inovação Educação conectada. Brasilia - DF, 2018.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília - DF: Câmara dos Deputados (Série legislação; n. 125), 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa Nacional de Informática Educativa/MEC/SEMTEC. Brasília: PRONINFE, 1994.
CAETANO, Luís Miguel Dias. Tecnologia e Educação: Quais os desafios? Educação, Universidade Federal de Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 295-309, 2015.
CONSED. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes para uma Política Nacional de Inovação e Tecnologia Educacional 2017-2021. Brasília: DF, p. 1-31, 2016
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PEIXOTO, Joana. Programa um computador por aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 393-413, abr./jun., 2017.
GONÇALVES, Lina Maria. Tecnologias e educação: inovações curriculares na concepção docente. Curitiba: Appris, 2017.
GUERRA, Lenin Cavalcanti Brito; MORAIS, Maquézia Emília. A Implementação de Política Pública Educacional: um estudo do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) na formação docente dm Caraúbas-RR. Holos, Rio Grande do Norte, v. 2, p. 301-316, 2017.
HANAUER, Marcelo José; ABEGG, Ilse. Políticas públicas e programas de incentivo à integração de tecnologias no ensino. Políticas educacionais, v. 11, n. 16, p. 1-18, 2017.
HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019.
LIMA, Alex Felipe Rodrigues; LIMA, Helena Karla Barbosa de; SACHSIDA, Adolfo. Avaliando o impacto do programa banda larga nas escolas sobre a qualidade educacional. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. - Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2018.
MEDEIROS, Fabiana Cristiane de; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano. Políticas públicas de inclusão digital: projeto um computador por aluno no Ceará. Conhecer, Ceará, v. 8, n. 21, p. 151-169, 2018.
MORAES, Mariza Silva de. Tecnologias digitais e informática educativa: ponderações históricas e teóricas. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 2, n. 3, p. 819, 2014.
PEDRÓ, Francesc. A Tecnologia e as transformações da educação. Fundação Santillana, 2016.
SANTOS, Ângela Maria de Camargo.; HOEPERS, Idorlene da Silva. As políticas de incentivo ao uso das tecnologias no âmbito da educação básica brasileira: o acesso às tecnologias da informação, programas governamentais, comunicação e transmissão de conhecimento. In: Feira de Iniciação Científica e de Extensão Do Instituto Federal Catarinense. 5., 2014, Camboriú. Anais [...] Camboriú: IFC, 2014.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10 ed. São Paulo: Érica, 2019.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, p. 1-28, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.