POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE PÚBLICA

Visualizações: 461

Autores

  • Jayne Cristina Franco de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN
  • Luís Miguel Dias Caetano Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB https://orcid.org/0000-0002-0907-831X

Palavras-chave:

Políticas Públicas;, Programas e Projetos Nacionais;, Integração Tecnológica.

Resumo

RESUMO: No decorrer das últimas décadas, as discussões em âmbito educacional e científico, em sua maioria, versam tanto sobre a integração pedagógica das tecnologias no cotidiano escolar como sobre a implementação de políticas públicas que visem fomentar o acesso a recursos midiáticos e digitais, conexão em rede, aquisição de recursos tecnológicos, assim como de uma adequada formação docente que contemple o uso técnico e pedagógico das tecnologias. Nessa proposição, esse estudo teve como objetivo conhecer os processos de implementação de programas e incentivos nacionais voltados à integração tecnológica nas escolas públicas. Metodologicamente, nos subsidiamos na pesquisa bibliográfica, com recolha de dados em portais de periódicos. Dessa forma, em seu contexto, aborda aspectos inerentes à integração tecnológica nas escolas públicas e às iniciativas do Governo Federal para viabilizar essa inserção, materializadas por meio de políticas públicas educacionais decorridas no período entre 1984 e 2022. Em conclusão, destacamos que, embora muitos investimentos tenham sido despendidos ao setor público por meio de políticas públicas, muito ainda precisa ser feito, mormente, no que concerne à implementação de ações que viabilizem o uso pedagógico das tecnologias associadas ao ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayne Cristina Franco de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Mestra em Ensino, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN/CAPF), Campus Avançados de Pau dos Ferros, com área de concentração na Educação Básica, Linha de Pesquisa Ensino de Ciências Humanas e Sociais. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA); Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Mídias na Educação, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui experiência profissional na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (nível fundamental), e em formação docente. Concentra pesquisas na área da Educação Infantil e Tecnologias Educativas, Formação de Professores e na Educação Infantil.

Luís Miguel Dias Caetano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Ensino. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas da Inovação Tecnológica, Sistemas de Informação, Tecnologia Educativa e Políticas Públicas na Educação. Autor de artigos científicos e capítulos de livros nas áreas de ensino, inovação e gestão pública. Colaborou na organização das obras "Unilab e a integração cultural lusófona: tribos, povos e nacionalidades em uma universalidade" e "Pluralidade cultural brasileira: aspectos conceituais e contextuais". Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Tecnologias Educativas, Formação de Professores e Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Tem atuado em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações, Tecnologias na Pesquisa e Gestão de Pessoas. Colabora ainda em várias atividades de pesquisa, produção científica e extensão com a Universidade de Santiago (Cabo Verde), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade Nacional da Costa Rica, Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazan (Honduras), Universidade Tecnológica do Chile e a Universidade de Aveiro (Portugal)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa de Inovação Educação conectada. Brasilia - DF, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília - DF: Câmara dos Deputados (Série legislação; n. 125), 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Programa Nacional de Informática Educativa/MEC/SEMTEC. Brasília: PRONINFE, 1994.

CAETANO, Luís Miguel Dias. Tecnologia e Educação: Quais os desafios? Educação, Universidade Federal de Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 295-309, 2015.

CONSED. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes para uma Política Nacional de Inovação e Tecnologia Educacional 2017-2021. Brasília: DF, p. 1-31, 2016

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PEIXOTO, Joana. Programa um computador por aluno: o acesso às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 393-413, abr./jun., 2017.

GONÇALVES, Lina Maria. Tecnologias e educação: inovações curriculares na concepção docente. Curitiba: Appris, 2017.

GUERRA, Lenin Cavalcanti Brito; MORAIS, Maquézia Emília. A Implementação de Política Pública Educacional: um estudo do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) na formação docente dm Caraúbas-RR. Holos, Rio Grande do Norte, v. 2, p. 301-316, 2017.

HANAUER, Marcelo José; ABEGG, Ilse. Políticas públicas e programas de incentivo à integração de tecnologias no ensino. Políticas educacionais, v. 11, n. 16, p. 1-18, 2017.

HEINSFELD, Bruna Damiana; PISCHETOLA, Magda. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019.

LIMA, Alex Felipe Rodrigues; LIMA, Helena Karla Barbosa de; SACHSIDA, Adolfo. Avaliando o impacto do programa banda larga nas escolas sobre a qualidade educacional. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. - Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2018.

MEDEIROS, Fabiana Cristiane de; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano. Políticas públicas de inclusão digital: projeto um computador por aluno no Ceará. Conhecer, Ceará, v. 8, n. 21, p. 151-169, 2018.

MORAES, Mariza Silva de. Tecnologias digitais e informática educativa: ponderações históricas e teóricas. Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 2, n. 3, p. 819, 2014.

PEDRÓ, Francesc. A Tecnologia e as transformações da educação. Fundação Santillana, 2016.

SANTOS, Ângela Maria de Camargo.; HOEPERS, Idorlene da Silva. As políticas de incentivo ao uso das tecnologias no âmbito da educação básica brasileira: o acesso às tecnologias da informação, programas governamentais, comunicação e transmissão de conhecimento. In: Feira de Iniciação Científica e de Extensão Do Instituto Federal Catarinense. 5., 2014, Camboriú. Anais [...] Camboriú: IFC, 2014.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10 ed. São Paulo: Érica, 2019.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, p. 1-28, 1997.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Franco de Aquino, J. C., & Dias Caetano, L. M. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE PÚBLICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(3), 40–62. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/342

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.