HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003

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Autores/as

  • Erik Luís de Santis UFFS
  • Fagner Fernandes Stasiaki UFFS
  • Amanda Oliveira Menezes UFFS
  • Neusa schonorrenberger UFFS

Palabras clave:

Afro-Brasileira; História; Lei 10639/2003; Ensino; Representatividade.

Resumen

Em um país em que o racismo é estrutural e institucional, a presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do ensino público a partir da Lei Federal 10.639/2003. Lei que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas, e sobre o desenvolvimento dessas práticas pedagógicas da qual há um déficit arraigado advindo do colonialismo, alimentando o preconceito e impactando fortemente no processo de aprendizagem. Nesse sentido, entender a importância e o papel social de determinada Lei para as crianças que além de conhecerem diferentes referências, o significado da representatividade e que as produções negras são importantes, uma vez que a história desses por muito tempo foi relatada pela perspectiva do branco. A realização dessa pesquisa se dará pelo método dedutivo e será instruída por uma análise qualitativa a partir de referências bibliográficas na área educacional e jurídica, bem como o uso de reportagens. Com isso, se questiona, a lei infraconstitucional vem cumprindo seu papel e de que forma o Estado pode contribuir para que tal Lei se materialize, facilitando uma prática-política-pedagógica antirracista?

 

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Publicado

2022-08-18

Cómo citar

de Santis, E. L., Fernandes Stasiaki, F. ., Oliveira Menezes, A. ., & schonorrenberger, N. . (2022). HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 4(1), 84–95. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/278

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