PROFESSORA ONDINA PEREIRA FOLDA: DIÁLOGOS INICIAIS DE UMA BIOGRAFIA
Visualizações: 261Palabras clave:
Biografia; Educação Escolar Pública; História da Educação; Laranjeiras do Sul - PR.Resumen
Este trabalho relata a trajetória pessoal e profissional da catarinense Ondina Pereira Folda (1923 – 2017) destacando seu papel na organização e estruturação da educação escolar no município de Laranjeiras do Sul – PR com ênfase entre as décadas de 1940 a 1980. Chegando ao município, em meados do século XX, deparou-se com a situação de precariedade e poucas oportunidades educacionais enfrentadas pela população local isolada em consequência da falta de estradas e incipientes meios de comunicação. Com baixa densidade demográfica, a região centro-sul do Paraná encontrava-se em situação de abandono pela classe política e não era atendida em suas necessidades básicas como saúde e educação. Essas dificuldades seriam vivenciadas pela professora que, devido a falta de oferta da educação em nível colegial, formarse-ia na Escola Normal Colegial Dr. Leôncio Correia apenas aos 37 anos mesmo atuando no magistério há mais de duas décadas. Assim, o objetivo deste trabalho é retratar como as
motivações pessoais e os desafios coletivos a transformaram em uma das mais relevantes educadoras da história do município. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho valeu-se de entrevistas com familiares, ex-alunos e colegas, análise de fontes documentais localizadas em acervos públicos e privados e legislação da época. Conclui-se que a luta em defesa da educação pública fez parte da vida desta profissional desde o início da sua carreira, aos 14 anos, até sua aposentadoria na década de 1980. Alternando papéis de aluna, professora, diretora, Chefe da Inspetoria Regional de Ensino e secretária de escola. o apurado senso crítico e sensibilidade aos problemas sociais alicerçaram suas ações buscando a melhoria nas condições das escolas, ampliação da oferta educacional, formação adequada aos docentes e incentivo a atividades formativas para além dos espaços escolares.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para o ensino de 1° e 2° graus.
______. Decreto-Lei nº 8.530, de 2 de Janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940- 1949/decreto-lei-8530-2-janeiro-1946-458443-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 28 de fev. De 2019.
______. Território Federal do Iguaçu. Relatório de atividades do Governador Frederico Trotta encaminhado para o presidente Eurico Gaspar Dutra em 1946. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.
BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In: Fontes históricas. Carla Bassanezi Pinski (organizadora) – 2.ed., 1ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2008.
FOLDA, Laura; DETZEL, Lorena Carmen; KLEIN, Lígia Regina. Dossiê: Professora Ondina Pereira Folda – Linha do tempo...de um tempo de muita luta pela da educação. 2020.
FOLDA, Ondina Pereira. Entrevista. [mai. 2014]. Curitiba, Paraná. 2014. (2h 16min 46s). Entrevista.
LEMIECHEK, L. Aspectos históricos da formação de professores normalistas no município de Laranjeiras do Sul -PR (1946 –1980). Francisco Beltrão: Universidade Estadual do Oeste do Paraná –UNIOESTE. Dissertação de mestrado, 2014.
LOPES, Sergio. O Território do Iguaçu no contexto da “marcha para oeste”. Cascavel. Edunioeste, 2002.
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. “Intelectual” enquanto atributo do professor. In: História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares / João Carlos da Silva; Eraldo Leme Batista; José Luis Sanfelice. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n 14, mai/jun/jul/ago.2000
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.