DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO
Visualizações: 190Palabras clave:
alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia.Resumen
Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas.
Descargas
Citas
ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do gato, 2012.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.
________. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
________ Portaria MEC n. 544/2020 – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as portarias MEC nº473, de 12 de maio de 2020, Brasília, 2020, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872
BORTOLOTTO, N. A interlocução na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BRUNER, J. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
COLASANTI, M. Como se fosse um cavalo. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018
ECO, H. A ilha do dia anterior. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 1995
GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamim. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
GERALDI, J. W. Deslocamentos no ensino: de objetos a prática; de práticas a objetos. Apresentado na mesa-redonda “Gêneros discursivos e ensino”, no XIX Seminário do CELLIP. Unioeste, Cascável, 2009.
GOLDIN, D. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
GIOVANI, F. O texto na apropriação da escrita. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Depto de Metodologia de ensino, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.
MARTON, E. Monstros lá de casa. São Paulo: Peirópolis, 2020.
GIOVANI, F.; MACHADO, A. L.; OLIVEIRA, L. G. No meio do caminho tinha uma pandemia: alfabetização, letramento e a formação do leitor literário por meio do projeto Ananse. Revista Sobretudo, 2021.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 19, jan./abr. 2002. p. 01-11.
LIMA, M. E. C. C. Sentidos do trabalho: A educação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MACHADO, A. M. De olho nas penas. Rio de Janeiro: Salamandra, 1983.
_________________Ponto de fuga: conversas sobre livros. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
RANDO, S. O incrível livro do Gildo. São Paulo: Brinque-Book Editora de livros, 2018.
SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001.
SMITH, A. T. Chapeuzinho e o leão faminto. São Paulo: Brinque-Book, 2019.
SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 2012.
SOBRAL, C. Tão, tão grande. São Paulo: Editora Carochinha, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.