DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO

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Autores

  • Fabiana Giovani Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ana Lúcia Machado Colégio de Aplicação da UFSC

Palavras-chave:

alfabetização; literatura; projeto de leitura; narrativa; pandemia.

Resumo

Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos neste texto narrar sobre narrativas construídas por uma criança em fase de alfabetização, durante a participação em um projeto de leitura denominado Ananse, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reflexão ganha destaque, uma vez que ocorre num período singular no contexto em que está inserida que é a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando, por meio da escrita, com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo sobre os textos de caráter narrativo. Com o apoio teórico-metodológico em autores como Bakhtin (1992) e Larrosa (2002), esperamos compartilhar - por meio da narrativa - como uma experiência mediada por uma tela de computador que, ao mesmo tempo em que torna-se um obstáculo direto é o único meio possível de garantir a interação, está sendo o ponto de partida e de emancipação, especialmente, na formação literária voltada para a humanização das crianças envolvidas.

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Biografia do Autor

Fabiana Giovani, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Pós doutorado no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar (2017). Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. É vice líder do grupos de pesquisa GEBAP - grupo de estudos bakhtinianos do Pampa - (UNIPAMPA) e Linguagem formação e arpendizagem (UFSCar); Pesquisadora do GRUPA (grupo de pesquisa de alfabetização no Brasil) (UNESP); professora permanente do PROFLETRAS/UFSC e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, gêneros discursivos, letramento, linguagem e dialogismo. 

Ana Lúcia Machado, Colégio de Aplicação da UFSC

Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991) e mestrado em Mestrado Em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000).

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Publicado

2022-08-18

Como Citar

Giovani, F., & Machado, A. L. (2022). DO NARRAR SOBRE NARRATIVAS: O PROJETO ANANSE NA ALFABETIZAÇÃO EM CARÁTER REMOTO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(1), 54–67. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/213

Edição

Seção

DOSSIÊ: PANDEMIA E SEUS IMPACTOS

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