POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA

Visualizações: 362

Autores/as

  • Itamara Martins de Souza
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira

Palabras clave:

Políticas Públicas; Educação na Fronteira; Análise de Políticas Públicas; Formação da Agenda Governamental.

Resumen

As políticas públicas de educação no Brasil são formuladas pelo governo federal, com possibilidade de participação da comunidade na elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE). As políticas pensadas do centro para a periferia não contemplam as necessidades locais, como ocorre nas regiões de fronteira, que apresentam interações entre as populações vizinhas e necessitam de políticas públicas que considerem suas características. Um avanço nesse sentido pode ser considerado o acordo firmado entre Brasil e Argentina, que prevê cooperação na área da educação, contudo sua aplicabilidade esbarra em questões legais e nos atores envolvidos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo apresentar metodologia de análise de políticas públicas que pode ser utilizada para melhor compreensão do problema “inexistência de políticas públicas de educação específicas para a região da fronteira” e um modelo para identificação dos fatores que influenciam a inclusão de demandas na agenda governamental. Foi procedida pesquisa bibliográfica e documental, com análise qualitativa dos dados. A partir do referencial teórico e da legislação vigente, considera-se a análise do problema e a compreensão do funcionamento da agenda governamental requisitos necessários para que os atores locais possam participar, de forma racional, na busca do atendimento de suas demandas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMARAL, Joana de Barros. Apontamentos sobre políticas educacionais e as fronteiras brasileiras. Revista Geopantanal, v. 11, n. 21, p. 23-28, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/2506>. Acesso em 03 ago. 2019.

AZAMBUJA, Darcy. Teoria Geral do Estado. 4 ed. São Paulo: Globo, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 08 jul. 2019.

BRASIL.Decreto, n. 8.636, 13 de janeiro de 2016. Promulga o Acordo entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas, firmado em Puerto Iguazú, em 30 de novembro de 2005. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/D8636.htm>. Acesso em: 05 ago. 2019.

BRASIL. Lei, n. 13.005, 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 08 ago. 2019.

BRASIL. Lei, n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 08 ago. 2019.

BRASIL. Portaria n. 125, 21 de março de 2014. Estabelece o conceito de cidades-gêmeas nacionais, os critérios adotados para essa definição e lista todas as cidades brasileiras por estado que se enquadram nesta condição. 2014. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=24/03/2014&jornal=1&pagina=45&totalArquivos=152>. Acesso em: 05ago. 2019.

CAPELLA. Ana Cláudia N.. Perspectivas Teóricas sobre o Processo de Formulação de Políticas Públicas. São Paulo: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n. 61, p. 25-52, 2006.

SECCHI, Leonardo. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SOUZA, Celina. Estado da Arte da pesquisa em políticas públicas. In: HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo (orgs.). Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007. p. 65-86.

Publicado

2021-09-03

Cómo citar

Martins de Souza, I., & Regina Dorneles Nogueira, C. . (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NA FRONTEIRA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(3), 180–192. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/205

Artículos similares

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.