POVOS CIGANOS NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
O QUE DIZEM AS TESES E AS DISSERTAÇÕES?
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1481Palabras clave:
Povos Ciganos, Estado da Arte, Pós-Graduação, Racismo InstitucionalResumen
pesquisa se propõe a desenvolver um debate sistematizado sobre as produções acadêmicas dos programas de pós-graduação brasileiros, focalizando na representatividade de temáticas sobre os povos ciganos nas produções das teses de doutorado e dissertações de mestrados defendidas nos últimos dez anos (2012 a 2022). Metodologicamente, a pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória descritiva, recorreu ao enfoque do estado da arte para destacar as seguintes variáveis: número de produções, regiões, instituições, grandes áreas do conhecimento e áreas do conhecimento nas quais essas produções foram realizadas. Com isso, a pesquisa aponta para a necessidade de inclusão dos povos ciganos nas produções científicas e, a partir disso, construir reflexões críticas sobre esse tema. Além do mais, a pesquisa ressalta a importância de um debate crítico sobre racismo estrutural e institucional, identificando-o como fundamental no processo de formação de futuros pesquisadores e na construção da luta antirracista no âmbito da educação.
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