A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A SERVIÇO DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Visualizações: 239DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1356Palabras clave:
Educação Física, Física, Matemática, InterdisciplinaridadeResumen
Este artigo apresenta a aplicação da interdisciplinaridade entre as múltiplas dimensões do trabalho docente, a partir da análise didático-contextual crítica realizada em sua prática educativa, com o objetivo de responder se a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares Física, Matemática e Educação Física favorece a aprendizagem significativa, permitindo que os 160 alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio, da Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silva, compartilhem suas ideias, ações e reflexões, motivando-os a se tornarem participantes do seu processo educativo. Este trabalho foi aprovado pelo CEP- UEA sob o número: 5.608.528. Foram aplicados diferentes componentes curriculares - Educação Física na modalidade de Atletismo - corrida de 100 Metros, Salto em Distância, Salto em Altura - Matemática - função afim, gráficos - e Física - velocidade, aceleração, força e atrito - das áreas de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise dos cálculos, das medições, das marcações nas provas de atletismo (Física), dos gráficos (Matemática), evidenciam as aprendizagens adquiridas pela experiência interdisciplinar que levou a uma aprendizagem significativa e desafiou professores e alunos a se tornarem sujeitos e objetos de ensino e aprendizagem simultaneamente.
Descargas
Citas
ASSMANN, H. Curiosidade e Prazer de Aprender: O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis, RJ: Vozes: 2004.
FABER, M.A. A Interdisciplinaridade: Instrumento Facilitador Didático-Contextual E Modificador Comportamental das Escolas. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. 2001a. Monografia de Especialização.
FABER, M.A. Valoración y mejoría de la Escuela y del aprecio propio de los alumnos y al medio ambiente escolar. In: V Encuentro Argentino-cubano e I Congreso Latinoamericano "Misión Educar”.2001b, La Habana, Cuba. LA FORMACIÓN DE VALORES; DESARROLLO DE LA CREATIVIDAD Y TALENTO; COMUNICACIÓN Y DESARROLLO HUMANO. Disponível em: https://slideplayer.es/slide/1126812/ . Aceso em: 19 mar. 2022.
FABER, M. A.; MOTA, V. S.; JUREMA, J. O movimento corporal e os esportes: seu significado pessoal, social e cultural como reflexo da intencionalidade do sujeito. In: 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008, Foz do Iguaçu. The Fiep Bulletin, 2008. v. 78. p. 288-292.
FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2011.
FERRAZ, A. P. DO C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2. p.421-431. 2010.
KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, v. 41, n. 4, p. 212-218. 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.