• DESARROLLO Y EVALUACIÓN DE UNA APLICACIÓN MÓVIL PARA AYUDAR A LOS PROFESORES VIDENTES EN EL RECONOCIMIENTO Y TRADUCCIÓN DEL BRAILLE.

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1258

Palabras clave:

Aplicación móvil, Sistema Braille, Profesor vidente

Resumen

A taxa de alfabetização em Braille vem caindo consideravelmente nos últimos anos. Uma das estratégias para combater essa diminuição passa pelo desenvolvimento de ferramentas digitais que possam auxiliar os professores no reconhecimento do Braille. Embora já existam algumas iniciativas, os aplicativos disponíveis não dispõem de funcionalidades integradas de reconhecimento e tradução de texto Braille para português. Para suprir esta lacuna, este trabalho apresenta o desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel denominado Muiraquitã Braille, tendo como objetivo servir como uma ferramenta de acessibilidade pedagógica para auxiliar os professores videntes da sala de aula regular. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um estudo piloto com 09 pessoas (07 videntes e 02 cegos), entre eles: professores de uma escola pública da rede municipal de ensino e o gestor da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação, de uma cidade no interior da Amazônia. A metodologia adotada foi mista, baseada em uma abordagem descritiva. O instrumento de coleta de dados foi através de questionários estruturados. Além disso, foi realizada uma análise comparativa com aplicativos disponíveis no mercado. Os resultados demonstraram que a avaliação da proposta é encorajadora, apontando para a aceitação positiva do aplicativo.

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Biografía del autor/a

Roberto Pereira do Nascimento, Universidad Federal de Rio Grande do Sul

Estudiante del Programa de Posgrado en Informática en la Educación de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (UFRGS).

Josivan Rodrigues dos Reis, Universidad Federal del Oeste de Pará

Docente en la Universidad Federal del Oeste de Pará (UFOPA), Campus Oriximiná. Desarrolla investigación en las áreas de inteligencia artificial, visión computacional, aprendizaje automático y procesamiento de imágenes.

Regina de Oliveira Heidrich, Universidad Feevale

Investigadora, docente en el Programa de Posgrado en Diversidad Cultural e Inclusión Social de la Universidad Feevale. Becaria de Productividad en Desarrollo Tecnológico y Extensión Innovadora - DT 2013. Experiencia en la gestión de proyectos interdisciplinares con financiamiento de FINEP, CAPES, CNPQ, MEC, SCIT y FAPERGS. Postdoctorada por la Universidad Técnica de Lisboa. Desarrolla investigaciones en las áreas de Interfaz Cerebro-Computadora (BCI), Juegos Digitales Accesibles y Ergonomía.

Dante Augusto Couto Barone, Universidad Federal de Río Grande do Sul

Profesor titular en el Instituto de Informática de la Universidad Federal de Río Grande do Sul (UFRGS), con postdoctorado en el Centre National d'Études des Télécommunications (CNET) y doctorado en el Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG), ambos en Francia. Investigador y orientador de los programas de posgrado en UFRGS: Computación (PPGC), con concepto 7 en CAPES, e Informática en la Educación (PPGIE), con concepto 7 en CAPES.

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Nascimento, R. P. do, Reis, J. R. dos, Heidrich, R. de O., & Barone, D. A. C. (2024). • DESARROLLO Y EVALUACIÓN DE UNA APLICACIÓN MÓVIL PARA AYUDAR A LOS PROFESORES VIDENTES EN EL RECONOCIMIENTO Y TRADUCCIÓN DEL BRAILLE. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(5), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i5.1258

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