A MEDIAÇÃO ESCOLAR E JUSTIÇA RESTAURATIVA - UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL EM MOGI DAS CRUZES/SP
Visualizações: 276Palabras clave:
Educação, Justiça Restaurativa, Mediação.Resumen
Estudam-se, neste percurso, ações de mediação realizadas numa escola de educação básica da rede pública estadual no município de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo. Assim, tomando-se como método de pesquisa o exploratório-descritivo, onde se buscou entender o cotidiano violento que circunda a vida escolar em escolas públicas de educação básica, já que, ainda não se percebe um esforço conjunto entre escola, sociedade e Estado de ações que se esforcem em buscar soluções de conflitos e a harmonização do ambiente escolar, da mesma forma que o Estado interpõe práticas no sentido de reduzir a violência e a intolerância entre crianças e adolescentes. Deparamos com os mecanismos da Justiça Restaurativa e da Mediação Escolar, como instrumentos apaziguadores e construtores de uma cultura de paz. A mediação escolar tem o fim de incentivar o educando à integração com a turma, a socialização no ambiente escolar e o acompanhamento do seu processo de aprendizagem com práticas específicas para suas necessidades, utilizando-se de práticas restaurativas. Foram realizados três círculos de diálogos com os alunos que tidos como excluídos pelos demais. Observou-se que, uma determinada aluna, mostrava “muito triste” com a mudança de escola de uma das professoras, demonstrando carência afetiva e um apego exagerado pelo que considerava “amizade” pela professora. O grupo interagiu, mostrando-se solidário a “dor” da colega, sugerindo realizar uma festa de despedida para a professora, e que era a aluna quem iria organizála buscando aliviar sua dor, o que foi prontamente aceito por ela.
Descargas
Citas
BARREROS, Loide Muniz, palestra proferida no curso de Justiça Restaurativa da Escola Paulista da Magistratura, em 25.11.13.
BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. In. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm. Acessado em
03.2016.
CANDIDO, Valéria Bressan; A Iniciativa do Poder Judiciário do Estado de São Paulo na Implantação da Justiça Restaurativa: Práticas de Resgate da Dignidade Humana. 103 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das
Cruzes, 2014.
_________; A Aplicação dos princípios da Justiça Restaurativa à Mediação Escolar. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, 2020.
COSTA, M. M. M. ; PORTO, R. T. C. Justiça restaurativa e educação: o poder de atuação dos autores sociais para a consolidação da cidadania. Revista da Ajuris, v. 110, p. 289-302, 2008.; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 16791363. De VITO, Renato, palestra proferida no curso de Justiça Restaurativa da Escola Paulista da Magistratura, em 21.10.13.
JUS BRASIL. Princípio constitucional da Igualdade. In. http://anajus.jusbrasil.com.br/noticias/2803750/principio-constitucional-da-igualdade. Acessado em 20.03.2016.
KOZEN, Afonso, palestra proferida no curso de Justiça Restaurativa da Escola Paulista da Magistratura, em 28.10.13.
MARTINS, Vicente. Educação na Constituição de 1988: o artigo 205. Direito Net. In.
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/479/Educacao-na-Constituicao-de-1988-O-artigo205. Acessado em: 20.03.2016.
SALM Joao, PhD, MPA, BL, palestra proferida no curso de Justiça Restaurativa da Escola Paulista da Magistratura, em 14.10.13.
PENIDO, Egberto de Almeida. “Justiça e Educação: parceria para a cidadania” em Heliópolis/SP: a imprescindibilidade entre Justiça Restaurativa e Educação In: www.tjsp.jus.br/EGov/InfanciaJuventude/Coordenadoria/JusticaRestaurativa/
PRANIS Kay. Processos Circulares, Ed. Palas Athena, São Paulo, 2010.
ROXIN, Claus. Problemas fundamentais de direito penal. Ed. Veja. Lisboa. 1986.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo, 22° Edição, editora Malheiros, 2002.
ZEHR Haward. Trocando as Lentes - um novo foco sobre o crime e a Justiça Restaurativa. Ed. Palas Athenas. São Paulo. 2010. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/spec/wpcontent/uploads/2013/02/Justi%C3%A7a-Restaurativa-como-um-m%C3%A9todo-deresolu%C3%A7%C3%A3o-de-conflitos-Cristina-Meirelles.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.