JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO

APROXIMAÇÕES TEÓRICAS

Visualizações: 647

Autores

Palavras-chave:

Educação, Escola, Justiça Social.

Resumo

Este artigo analisa teoricamente os conceitos de Justiça social e sua relação com a educação, buscando uma reflexão a partir das perspectivas clássicas e contemporâneas a respeito. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que a Justiça Social é um conceito em desenvolvimento, imerso, consequentemente, em inseguranças e imprecisões. A noção de justiça vem se firmando na interseção de variadas tensões e tendências, inspiradas pela decomposição/ recomposição de diferentes áreas do saber, dentre eles o da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELL, Lee Anne. Theoretical foundations for social justice education. In: Teaching for diversity and social justice. Routledge, 2016. p. 3-26.

BENTHAM, Jeremy. An introduction to the principles of morals and legislation. 2. ed. Londres: 1823. Reimpressão: Buffalo: Prometheus Books, 1988.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

Collins, Patricia Hill. Fighting words: Black women and the search for justice. Nueva York: Routledge, 1991.

DUBET, François. Democratização escolar e justiça da escola. Educação, p. 381-394, 2008.

FEDERAL, Senado. Constituição. Brasília (DF), 1988.

FLEISCHACKER, Samuel. Uma breve história da justiça distributiva. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FRASER, Nancy. Redistribuição, Reconhecimento e Participação: por uma concepção integrada da justiça. In.: IKAWA, Daniela, PIOVESAN, Flávia e SARMENTO, Daniel (coord.) Igualdade, Diferença e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2008.

_________.; HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? A political philosophical exchange. London: Verso, 2003.

HARTNETT, Daniel. The history of justice. Paper presented at the Social Justice Forum, Loyola University, Chicago, 2001.

HOBBES, Thomas. Leviatã: matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. LeBooks Editora, 2019.

HUME, David. Um tratado da natureza humana: volume 1: Textos. 1739.

KANT, Emanuel. Crítica da razão pura. Modern Classical Philosophers, Cambridge, MA: Houghton Mifflin , p. 370-456, 1908.

LOCKE, John. Dos ensayos sobre el gobierno civil. México: Ed. Porrúa, (2003) [1690].

MILL, John Stuart. La lógica de las ciencias morales, p. 11-198, 2010.

MILLER, David. Princípios de justiça social. Harvard University Press, 2001.

MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. 25 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

NUSSBAUM, Martha C. Frontiers of justice. In: Frontiers of Justice. Harvard University Press, 2007.

PARANHOS, Denise Gonçalves de Araújo Mello et al. As teorias da justiça, de John Rawls e Norman Daniels, aplicadas à saúde. Saúde em Debate, v. 42, p. 1002-1011, 2018.

PLATÃO. Diálogos. A República (ou: sobre a justiça. Gênero político). 3. ed. rev. Tradução direta do grego: Carlos Alberto Nunes. Coordenação: Benedito Nunes. Belém: UFPa, 2000

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. Trad. Almiro Pisetta e Lenita Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ROHLING, Marcos; VALLE, Ione Ribeiro. Princípios de justiça e justiça escolar: a educação multicultural e a equidade. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 160, pág. 386-409, 2016.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social ou princípios do direito político. BOD GmbH DE, 2017.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo: Companhina das Letras, 2009.

Smith, Adam. A Theory of the Moral Sentiments. Oxford: Clarendon Press, (1975) [1759].

TORRES, Ricardo Lobo. O princípio da transparência no direito financeiro. Revista de Direito da Associação dos Procuradores do Novo Estado do Rio de Janeiro, v. 8, p. 133-156, 2001.

VALLE, Ione Ribeiro. (In) Justiça escolar: estaria em xeque a concepção clássica de democratização da educação?. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 659-672, 2013.

WALZER, Michael. Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade. Martins Fontes, 2003.

YOUNG, Iris Marion. Representação política, identidade e minorias. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, p. 139-190, 2006.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Pereira de Sousa , B., & Leal da Hora, D. (2023). JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(2), 180–194. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/586

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.