O BIOMA PAMPA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NO GOOGLE ACADÊMICO

Visualizações: 412

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1169

Palabras clave:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Bioma Pampa

Resumen

O estudo identificou como o bioma Pampa tem sido abordado em relação ao Ensino de Ciências em artigos científicos no Google Acadêmico, entre 2011 a 2023. Metodologicamente, é um estudo qualitativo e exploratório e pesquisa bibliográfica, onde para análise dos dados foi utilizado Análise de Conteúdo. Após a busca e verificação, identificou-se trinta e cinco (35) artigos, agrupados em três categorias: Abordagens do bioma Pampa no Ensino de Ciências; O bioma Pampa como Tema Gerador no estudo da Educação Ambiental; e Compreensões e Percepções sobre o bioma Pampa. Os resultados apontam que o bioma Pampa é pouco abordado em relação ao ensino, e demonstram a possibilidade de vincular a temática à Educação Ambiental. Por fim, sugere-se uma reorganização no ensino e, na prática, com a inserção de conteúdos que envolvem o bioma Pampa, bem como a realização de mais pesquisas nessa área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Durante a graduação participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (Pet - Biologia) da Capes de 2013 a 2014. Também participou como bolsista do Subprojeto Redimensionando a Formação de Professores de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2015 a 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQV, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, integrante do COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). No ensino de Biologia, participou como bolsista do subprojeto - Redimensionando a Formação de Professores de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação; da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2011 a 2013. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica (IFFar- SVS).

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Professor de Química efetivo pela 35ª Coordenadoria Regional de Educação, com atuação na
cidade de São Borja-RS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em
Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Uruguaiana. Possui
formação inicial em Magistério (Curso Normal) de nível médio (2018), obtida no Instituto de
Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza (2023)
na UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Foi bolsista CAPES por meio do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenhando suas atividades na EMEF
Moacyr Ramos Martins, na cidade de Uruguaiana/RS, onde se dedicou a superar os desafios
do Ensino de Ciências da Natureza, com foco na promoção do Letramento Científico (2020-
2022). Recebeu reconhecimento ao ser contemplado com uma bolsa do banco Santander, por
meio do edital 235/2020, destinado a graduandos com destacado desempenho acadêmico.
Desenvolveu o projeto de extensão intitulado “Processos de Formação e Articulações
Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza”, conforme edital n° 40/2021.
Este projeto resultou na criação de um curso de extensão, orientado pelo Prof. Dr. Ailton
Jesus Dinardi. Exerceu a função de professor residente pedagógico com bolsa CAPES na
EMEB Dom Fernando, na modalidade de Educação do Campo em Uruguaiana-RS. Desde
2021 é membro do grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de
Ciências (COMCIÊNCIA), consolidando seu envolvimento ativo na comunidade acadêmica e
sua dedicação ao avanço do conhecimento na área de Ciências da Natureza.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e e como Reitor da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Citas

AMARAL, Cisnara P. et al. Oportunizando a sustentabilidade e a saúde através de trilhas ecológicas orientadas – relato de experiência. Brazilian Journal of Development. Paraná, v. 5, n. 11, p. 28040-28048, 2019.

ANDRADE, Natália G. et al. Entre a agroecologia e a “Eucaliptização” da paisagem rural. In: Congresso Brasileiro de Agroecologia, 10, São Cristóvão. Anais... São Cristóvão/SE, p. 01-05, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-391.

ANDRADE, Natália Gonçalves. A eucaliptização da capital catarinense da agroecologia: uma análise da expansão dos monocultivos de eucaliptos em santa rosa de lima no sul do Brasil. 2021. 71f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, 2021.

ÁVILA, Maurício C. do N.; MACHADO FILHO, Márcio da M.; PESSANO, Edward Frederico C. Percepções sobre o bioma Pampa de acadêmicos de um curso de licenciatura em Ciências da Natureza no sul do Brasil. Revista Cocar, Pará, v.15 n.33, p. 1-21, 2021.

ÁVILA, Maurício C. do N. et al. O bioma Pampa no projeto pedagógico de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no Rio Grande do Sul. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 16, n. 3, p. 636-650, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BELMONT, Thamires V.; DINARDI, Ailton Jesus; PESSANO, Edward Frederico C. Análise do potencial da avifauna como temática para a Educação Ambiental. Revista Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 17, n. 67, 2019.

BENCKE, Glayson Ariel; CHOMENKO, Luiza; SANT’ANNA, Danilo Menezes. O que é o Pampa? In: CHOMENKO, Luiza, BENCKE, Glayson Ariel. (Orgs.). Nosso Pampa Desconhecido. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016.

BOLDRINI, Ilsi Iob; Overbeck, Gerhard; Trevisan, Rafael. Biodiversidade de plantas. PILLAR, Valério De Patta; LANGE, Omara (Eds.) Os Campos do Sul. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015. 192p.

BORGIAS, Edna Mara Da Silva; FERRARESE, Marina Deon; DO CANTO-DOROW, Thaís Scotti. Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental sobre o Parque Natural Municipal dos Morros (Santa Maria, RS, Brasil). Revista Insignare Scientia-RIS, v. 6, n. 6, p. 1-21, 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2018.

CAMPELO, Ana Karine R.; MELO, Juliana B. de. A importância de projetos de educação ambiental em uma unidade de conservação no semiárido nordestino. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, Rio de Janeiro, n. 49, p. 81-94, 2018.

CAMINHA, Jussiara R.; COUTINHO, Cadidja; SGANZERLA, Francieli L. Bioma Pampa e sua diversidade florística: relatos de uma saída de campo. Revista Vivências, Erechim, v. 17, n. 32, p. 235-252, 2021.

CASTRO, Luis Roberval B. et al. Os Biomas Brasileiros nos livros didáticos de Ciências: Um olhar ao Pampa Gaúcho. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Argentina, v. 14, n. 1, 2019, p. 38-49.

CASTRO, Luis Roberval B.; CARVALHO, Andriélli V. de; PESSANO, Edward Frederico C. Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Exitus, Pará, v. 9, n.4, p. 290-318, 2019.

CASTRO, Luis Roberval B. et al. Percepções de licenciandos em ciências da natureza sobre o bioma pampa. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, Acre, v. 8, n. 2, p. 731-750, 2021.

CASTRO, Luis Roberval B. et. al. O bioma Pampa no olhar de estudantes do ensino médio, no oeste do Rio Grande do Sul. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, v.10, n.25, p. 42-62, 2021a.

CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi et al. O Bioma Pampa nos Livros Didáticos de Biologia no Brasil: um Olhar Sobre a Cidade de Uruguaiana-RS. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 24, n. 2, p. 241-250, 2023.

CERVA FILHO, Osmar Antônio et al. Situações-problema em práticas interdisciplinares: integrando ciências e matemática em uma experiência didática. Educação Matemática em Revista, Brasília, n.13, v.2, p. 31-40, 2012.

COMIS, Amonega de Fátima et al. Trilha inclusiva da consciência ecológica. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n.12, p. 01.-13, 2022.

CUNHA, Janine H da. Ensino através da pesquisa. Relato de experiência investigativa. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Paraná, v. 4, ed. especial, p. 01-11, 2018.

FABRIM, Elisiane. Plano diretor do município de três de maio/RS: uma análise da sua contribuição para a conservação de biomas. 2020. 85f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2020.

FEIFFER, Allyson Henrique Souza et al. A falta de inserção do Parque Estadual do Espinilho enquanto espaço de formação ambiental. Revista Educar Mais, v. 6, p. 46-58, 2022.

FERNANDES, Carolina dos S.; MARQUES, Carlos Alberto; DELIZOICOV, Demétrio. Contextualização na formação inicial de professores de ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, p. 09-28, 2016.

FERREIRA, Éderson G. de S.; LIMBERGER, Daniela C. Haas. Vídeo-documentário como ferramenta sensibilizadora de educação ambiental, nos Butiazais de Tapes (RS). Revista Eletrônica Científica da UERGS, Porto Alegre, v. 3, n. 4, p. 764-775, 2017.

FONSECA, Eril M. da; BIERHALZ, Crisna Daniela K. O contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Ceará, v.3, n.7, p. 66-84, 2018.

FONSECA, Eril M. da; BIERHALZ, Crisna Daniela K. Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências. Revista de Iniciação à Docência, Bahia, v.6, n.2, p. 91-105, 2021.

FRÖHLICH, Aléxia Birck; WENZEL, Judite Scherer Afinal, por que ensinar ciências na educação infantil?. In.: Santos, Antônio V. dos et al. (Orgs.). Ensino de Ciências Naturais e Exatas. Cruz Alta: Ilustração, 2020. 390 p.

GALVÃO, Maycon Ribeiro; CASIMIRO, Sonia Aparecida Alves de Oliveira. O papel do professor na escola: educação e transformação. Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação (OWL Journal), v. 1, n. 2, p. 134-148, 2023.

GAUDÊNCIO, Sale Mário; FIGUEIREDO, Jéssica; LEITE, Rodrigo de A. Guia de Fontes Eletrônicas de Informação: um contributo à pesquisa acadêmica, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed., São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, p. 20-29, 1995.

GOLDSCHMID JÚNIOR, José Luiz et al. Símbolos e tradição gaúcha: um enfoque biológico. Humanidades & Inovação, v. 10, n. 1, p. 282-301, 2023.

GREGOL, Rafaela K. et al. Desenvolvimento e aplicação de atividade de educação ambiental: lagartixa das dunas (Liolaemus arambarensis) em foco. Educação Ambiental, Ceará, v.2, n.3, p. 002-024, 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Biomas e sistema costeiro-marinho do Brasil: compatível com a escala 1:250.000. Rio de Janeiro, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, p.168, 2019.

ICMBIO. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1. ed., Brasília: ICMBio/MMA, 2018. 492 p.

KOCOUREK, Sheila; TOLFO, Silvana D.; PERANSONI, Ademir de Cássio M. A educação ambiental como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável nas instituições públicas. Revista Valore, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.663-673, 2018.

LUNETTA, Avaetê de; GUERRA, Rodrigues; ROZENDO, Jefferson Florencio. A interdisciplinaridade como ferramenta de sucesso no ensino de matemática e educação física no proeja. Revista Acadêmica de Tecnologias em Educação, v. 3, n. 3, 2023.

MAESTRELLI, Sandra G.; LORENZETTI, Leonir. A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v.4, n.1, p. 14-57, 2021.

MACHADO, Éverton Fernandes; LINDEMANN, Renata Hernandez; FREITAS, Diana Paula Salomão de. Educação Ambiental e movimentos sociais: um estudo documental sobre os jornais da campanha. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 3, p. 110-130, 2022.

MACHADO, Bianca Larrea et al. História em quadrinhos sobre o bioma pampa como recurso didático no ensino fundamental. Revista Signos, v. 44, n. 1, p. 339-353, 2023.

MARQUES, Denirio Itamar L.; GRANDO, Sílvia Regina. O estudo do bioma pampa: uma possibilidade através das trilhas ecológicas. Multiciência Online, Santiago, v.2, n.3, p. 169-181, 2017.

MARQUES, Aline Mattos De Souza; MOTA, Marina de Souza; SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Aula de campo no ensino de geografia: uma visão pela literatura científica brasileira. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 20, p. 357-372, 2020.

MARQUES, Welington Ribeiro Aquino; RIOS, Diego Lisboa; ALVES, Kerley dos Santos. A percepção ambiental na aplicação da Educação Ambiental em escolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 17, n. 2, p. 527-545, 2022.

MARTINS, Jéssica V.; KLEIN, Delci H. O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia. Revista Acadêmica Licencia & Acturas, Ivoti, v. 8, n. 2, p. 110-116, 2020.

MAZURAMA, Juliana; DIAS, Jaqueline E.; LAUREANO, Lourde C. Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. Porto Alegre: Fundação Luterana de Diaconia, 2016. 224 p.

MMA. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE DO BRASIL. “PAMPA”: Avaliação e ações prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica e Campos Sulinos. Publicação avulsa do MMA, 2000. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/biomas/pampa.html. Acesso em: 29 abr. de 2024.

NEVES, Kerolen Rosa das et al. A educação ambiental e a extensão na universidade: um breve olhar sobre a garoupa verdadeira (epinephelus marginatus) e os peixes costeiros no extremo sul do Brasil. Expressa Extensão, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 87-101, 2017.

NEVES, Kerolen R. das; SCHWANTES, Lavínia. Ensino de zoologia por desafios de observação: o método científico como instrumento de aprendizagem. Revista de Ensino De Biologia da SBEnBio, São Paulo, v.12, n.2, p. 188-206, 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Pnuma: Brasil possui entre 15% e 20% da diversidade biológica mundial. 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/03/1662482. Acesso em: 17 out. 2023.

PAZINATO, Daiane Maria M. et al. Conhecimento etnoherpetológico no município de Caçapava do Sul, Sul do Brasil. Revista de Ciências Ambientais, Canoas, v. 15, n. 1, p. 01-12, 2021.

PÉREZ, Leonardo Fabio M.; CARVALHO, Washington Luiz P. de. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 727-741, 2012.

PINHEIRO, Fernanda de L. et al. Na trilha do Pampa: um jogo para o desenvolvimento da educação ambiental no contexto do Pampa gaúcho. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 132–142, 2018.

PINTO, Luiza F. et al. Percepções de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o Bioma Pampa. Ensino, Saúde e Ambiente, Rio de Janeiro, v.13, n. 1, p. 31-56, 2020.

PINTO, Luiza F.; BACCIN, Bruna A.; PESSANO, Edward Frederico C. O bioma Pampa nos anos iniciais: uma investigação com professores e nos livros didáticos do PNLD. Revista Exitus, Pará, v. 10, n. 01, p. 01-31, 2020.

PROENÇA, Mariana de S., DAL-FARRA, Rossano André; OSLAJ, Eduardo U. Espécies nativas e exóticas no ensino de ciências: a construção de práticas educativas para o ensino fundamental. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 103, p. 213–247, 2017.

SAMPAIO, Ana Paula Dutra dos Santos. Abordagem temática para o ensino de biologia: o rio Formate como espaço para abordar botânica e ecologia. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

SCHLEE, Juliana C. P.; BARROS, Shirlayne Silvana U. de. Educação ambiental e biorregionalismo: entrelaçamentos possíveis para a conservação do Pampa. Revista GepesVida, v. 6, n. 15, 2020.

SILVEIRA, Dieison Prestes; LORENZETTI, Leonir. Estado da arte sobre a educação ambiental crítica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Praxis & Saber, Colombia, v.12, n. 28, p. 01-15, 2021.

SGANZERLA, Francieli Luana et al. Oficina Pedagógica no Processo de Formação no Ensino de Ciências e Etnobotânica. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 18, n. 2, p. 34-47, 2023.

SGANZERLA, Francieli Luana et al. Livro didático e a percepção dos professores no âmbito da etnobotânica. Pesquisa e Debate em Educação, v. 13, e38720, 2023a.

SOUZA, Franciso Herculano C. de; SIMÃO, Maria Olívia de Albuquerque R.; OLIVEIRA, Irlane. M. de. Educação Ambiental Escolar: espaço de (in)coerências na formação das sociedades sustentáveis. 1.ed. – Curitiba: Appris, 2019.

VERRASTRO, Laura; BORGES-MARTINS, Márcio. Biodiversidade de Répteis. In: PILLAR, Valério de Patta; LANGE, Omara. (Eds.). Os Campos do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 192 p, 2015.

WASZAK, Jaqueline G. N.; SANTOS, Simone V. dos. Ambientalização Curricular no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e a Contextualização Local e Global. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 25, n. 1, p. 217-234, 2020.

ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris B.; PARIS, Araciele Maria V.; DECIAN, Vanderlei S. O olhar de jovens do Ensino Médio sobre o bioma Pampa. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 37, n. 1, p. 68-88, 2020.

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

Pinto, L. F., Baccin, B. A., Cunha, F. I. J., & Pessano, E. F. C. (2024). O BIOMA PAMPA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NO GOOGLE ACADÊMICO. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1169

Artículos similares

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.