MÚLTIPLAS VOZES SOBRE UM MESMO PROBLEMA: A REPRODUÇÃO DAS VIOLÊNCIAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Visualizações: 167

Authors

  • Ailton de Sena de Jesus
  • Adelmo dos Santos Filho
  • Danilo de Santana Cardoso

Keywords:

Violências raciais; Ambiente escolar; Mídias.

Abstract

O artigo discute a reprodução destas formas de violência em um colégio estadual da cidade de Salvador (Bahia), analisando a formação da educação no contexto brasileiro e as suas implicações sobre os/as estudantes negros/as. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo com uso do método da pesquisa-ação para análise das narrativas e reflexões advindas do processo. Os dados produzidos fornecem um retrato desse panorama escolar, podendo ser visto como um documento de denúncia das situações de violência racial perpetradas nessa e em outras instituições de ensino e nas produções midiáticas brasileiras. Através desse
trabalho, foi possível perceber a necessidade de dialogar sobre as propostas de uma educação antirracista, que não se atente apenas à história do Brasil, mas ao seu funcionamento social e o processo de formação identitária.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAUJO, Joel Zito. A negação do Brasil (documentário), São Paulo, 2000, 1h29min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S5bgipo2Dic. Acesso em: 07 Ago 2020 hooks, bell. Olhares negros: raça e representatividade. São Paulo, Elefante, 2019.

BONFANTI, Ana Letícia; GOMES, Aguinaldo Rodrigues. A quem protegemos quando não falamos de gênero na escola. Periódicus, v. 1, n. 1, p 106-121. 2018.

BRITO, Leandro Teófilo de. Significações das masculinidades no contexto escolar: performances e desconstruções. XVIII ENDIPE – Didática e Prática do Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, p. 12055-10266. 2016

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto Nº 7.031-A, de 6 de Setembro de 1878. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7031-a-6-setembro1878-548011-publicacaooriginal-62957-pe.html. Acesso em: 17 de Jul 2020

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas / Frantz Fanon; tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FRANÇA, Elisete Santana da Cruz. As relações de sociabilidade e as (re)interpretações de gênero e masculinidade de jovens no contexto escolar. Tese (doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade

de Educação, Salvador, 2018.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro-11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 17 de Jul 2020.

IG. “Na escola, a homofobia é escondida pela tolerância mascarada”, diz pesquisadora. 2013.

Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-11-03/na-escola-ahomofobia-e-escondida-pela-tolerancia-mascarada-diz-pesquisadora.html. Acesso em: 17 de Jul de 2020.

KILOMBA, GRADA. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. 1 ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KLOSTER, Patrícia Regina. Fazendo Mídia na Escola: a produção de um jornal escolar ampliando o universo de leitura e escrita. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva

do professor PDE, 2013, Curitiba: SEED/PR, 2013.

LOURO, Guacira Lopes (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MBEMBE, Achille. As Formas Africanas de Auto-Inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, no 1, pp.171-209. 2001.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Artes e Ensaios, n 32 pp. 123-151. 2016.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual dos conceitos de raça, racismo e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Umaabordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf. Acesso em: 17 Jul de 2020

NOGUEIRA, Isildinha Baptista. O corpo da Mulher Negra. Disponível em: http://www.ammapsique.org.br/baixe/o-corpo-da-mulher-negra.pdf. Acesso em: 17 Ago 2020.

ORTNER, Sherry B. Subjetividade e Crítica Cultural. Horizontes Antropológicos, ano 13, n. 28, p. 375-405, jul./dez. 2007

PINHO, Osmundo. Qual é a identidade do homem negro. In Democracia Viva , nº 22, p. 64 - 69, 2004.

PINHO, Osmundo. Relações raciais e sexualidade. In: PINHO, AO., and SANSONE, L., orgs. Raça: novas perspectivas antropológicas [online]. 2nd ed. rev. Salvador: EDUFBA, pp. 257-283, 2008.

PINTO, Regina Phaim. A representação do negro em livros didáticos de leitura. Cadernos de Pesquisa, v.63, p. 88-92. 1987.

RODRIGUES, Alexnaldo Teixeira. Sobre a educação de Sofia. Revista Contemplação, (13), p.79-95. 2016.

SILVA, Marcos. A Transferência do Controle da Educação da Igreja para o Estado. Comunicações, v. 7, n.1, p.180-193. 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SILVA, Vera Lúcia Neri da. Os Estereótipos Racistas nas Falas de Educadoras Infantis: Suas Implicações no Cotidiano Educacional da Criança Negra (Dissertação). Mestrado em Educação – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2002.

SILVA JR., H. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasília: UNESCO, 2002.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui., v. 31, n. 3, p. 443-466. 2005.

MARTINS, A. C. P. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., v. 17, supl. 3, p. 04-06, 2002.

KLEIN, G. Anti-Racism in the Classroom and Beyond: Teacher Perspectives from Rio de Janeiro. In: WADE, P.; SCORER, J.; AGUILÓ. (Eds.). Cultures of Anti-Racism in Latin America and the Caribbean. London: Institute of Latin American Studies, p.125-145. 2019.

SILVA, Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: Edufba, 2004.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

TRINDADE, Luiz Valério P. Mídias Sociais e a Naturalização de Discursos Racistas no Brasil. In. SILVA, Tarcízio (org). Comunidades, Algoritmos e Ativismo Digitais: Olhares Afrodiaspóricos. LiteraRUA, São Paulo, 2020.

VIEIRA, Sebastião da Silva; ABRANCHES, Sérgio Paulino. O jornal escolar e sua importância no processo de construção dos saberes discentes. In: III Congresso Nacional de Educação, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID 5001_11062016150007.pdf. Acesso em: 19 Jun 2019

Published

2021-06-16

How to Cite

de Sena de Jesus, A. ., dos Santos Filho, A. ., & de Santana Cardoso, D. . (2021). MÚLTIPLAS VOZES SOBRE UM MESMO PROBLEMA: A REPRODUÇÃO DAS VIOLÊNCIAS RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR . Interdisciplinary Studies Journal, 2(6). Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/83

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.