ARTICULAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O TEMPO INTEGRAL

UMA VISÃO DO PROGRAMA PROEDUCAR

Visualizações: 217

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1511

Palavras-chave:

Educação, Tempo Integral, Proeducar, Dinâmica Escolar

Resumo

Este artigo discute e aborda a relevância da educação em tempo integral, com foco no estudo do Programa de Reforço e Otimização para Educação Regular conhecido como PROEDUCAR no município de São Mateus do Maranhão. O objetivo principal desta pesquisa é compreender o impacto de programas para a ampliação da jornada escolar, conhecendo o PROEDUCAR, no desempenho acadêmico dos alunos, no desenvolvimento social e emocional e na dinâmica escolar geral. Assim, o estudo foi elaborado com uma metodologia qualitativa, incluindo revisões bibliográficas, entrevistas e observação direta das atividades do programa. Isso possibilitou destacar a relevância dos esforços dos programas para a educação em tempo integral e seus impactos na realidade dos alunos. O presente estudo inicia-se primeiramente com algumas considerações iniciais. Em segundo lugar, apresenta-se brevemente a educação em tempo integral. Em terceiro, são expostos os dados encontrados durante a pesquisa. A quarta parte destina-se a uma discussão fundamentada e debate sobre os dados coletados. Por fim, as considerações finais em cerram o estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairon da Conceição Lima, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA

Maria do Carmo Alvez da Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT).

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2008.

BETTI, Mauro; ZULIANI. Luiz Roberto. Educação Física Escolar: uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73- 81, 2002. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-1-1-2002/art6_edfis1n1.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

BOAS, Mariana Lubarino Vilas; ABBIATI Andréia Silva. A Educação (em Tempo) Integral No Brasil: Um Olhar Sobre Diferentes Experiências1. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 3, p. 1573–1597, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13545. Acesso 18 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020- 250710591. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 18 dez 2023.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Competência comunicativa crítica no ensino de línguas a distância: reflexões e propostas preliminares a partir da ideia de brechas. EaD Em Foco, v. 11, n. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1607. Acesso em: 6 nov. 2023.

FREITAS, Cezar Ricardo de; GALTER, Maria Inalva. Reflexões sobre a educação em tempo integral no decorrer do século XX. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 3, p. p. 123–138, 2007. DOI: 10.17648/educare.v2i3.660. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/660. Acesso em: 19 dez. 2023.

GALLO, Sílvio. A educação integral numa perspectiva anarquista. In: Coelho L. M. da C. C.; CAVALIERE, A. M.V. (Orgs.). Educação Brasileira e (m) Tempo Integral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, p. 13-42. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2011_11.38.45.01317bd0af0ae5441a46464545b0607c.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOUVEIA, Maria Júlia Azevedo. “Educação integral com a infância e a juventude”. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 77-85, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.128. Acesso em: 19 dez. 2023.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec,”. Cadernos Cenpec. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 15-24., 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.168. Acesso em: 19 dez. 2023.

LEITE, Lúcia Helena Alvarez; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. Educação de tempo integral e a constituição de territórios educativos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, 2016, p. 1205-1226. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623660598. Acesso em: 19 out. 2023.

OLIVEIRA, Sérgio Godinho. A nova educação e você – o que os novos caminhos da educação básica pós LDB tem a ver com educadores, pais, alunos e com a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Políticas de educação integral em tempo integral à luz da análise do ciclo da política pública. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 415- 434, abr./jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v43n2/2175-6236-edreal-2175-623661874.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

PATTARO, Rita de Cássia Ventura; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Educação integral e a perspectiva histórico-crítica: aproximações possíveis. Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 117–128, 2014. DOI: 10.5902/198464444796. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4796. Acesso em: 19 dez. 2023.

RODRIGUES, Mariana Ruas; SANTIAGO, Érika Jordana Freitas; JÚNIOR, César Rota. Educação de tempo integral: da carência à proteção. Psicologia da Educação, n. 52, p. 86–96, 22 out. 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/55797. Acesso 18 dez. 2023.

ROLOFF, Eleana Margarete. A importância do lúdico em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VASCONCELOS, Rosylane Doris de. As políticas públicas de educação integral, a escola unitária e a formação onilateral. 2012. 281f. Tese de doutorado - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Lima, J. da C., & Cruz, M. do C. A. da. (2024). ARTICULAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O TEMPO INTEGRAL: UMA VISÃO DO PROGRAMA PROEDUCAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1511

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.