ARTICULAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O TEMPO INTEGRAL

UMA VISÃO DO PROGRAMA PROEDUCAR

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1511

Palavras-chave:

Educação, Tempo Integral, Proeducar, Dinâmica Escolar

Resumo

Este artigo discute e aborda a relevância da educação em tempo integral, com foco no estudo do Programa de Reforço e Otimização para Educação Regular conhecido como PROEDUCAR no município de São Mateus do Maranhão. O objetivo principal desta pesquisa é compreender o impacto de programas para a ampliação da jornada escolar, conhecendo o PROEDUCAR, no desempenho acadêmico dos alunos, no desenvolvimento social e emocional e na dinâmica escolar geral. Assim, o estudo foi elaborado com uma metodologia qualitativa, incluindo revisões bibliográficas, entrevistas e observação direta das atividades do programa. Isso possibilitou destacar a relevância dos esforços dos programas para a educação em tempo integral e seus impactos na realidade dos alunos. O presente estudo inicia-se primeiramente com algumas considerações iniciais. Em segundo lugar, apresenta-se brevemente a educação em tempo integral. Em terceiro, são expostos os dados encontrados durante a pesquisa. A quarta parte destina-se a uma discussão fundamentada e debate sobre os dados coletados. Por fim, as considerações finais em cerram o estudo.

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Biografia do Autor

Jairon da Conceição Lima, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB/UFMA)

Maria do Carmo Alvez da Cruz, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT).

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Lima, J. da C., & Cruz, M. do C. A. da. (2024). ARTICULAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O TEMPO INTEGRAL: UMA VISÃO DO PROGRAMA PROEDUCAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1511

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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