A LITERATURA DE BORDERLANDS ENQUANTO FERRAMENTA PARADIDÁTICA PARA UM ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUA INGLESA
Visualizações: 196DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.699Keywords:
Literatura Pós-colonial, Pensamento Liminar, Fronteiras, DecolonialismoAbstract
Esta pesquisa pretende ilustrar como a obra Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) de Gloria Anzaldúa tem o potencial de se tornar ferramenta paradidática para um ensino decolonial de língua inglesa para o ensino fundamental – anos finais. Ao lado disso, esta pesquisa preside discussões sobre a urgência da educação decolonial no contexto de neoliberalização das instituições de ensino e supervalorização do conhecimento euro-ocidental e como Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) pode ser usada como uma leitura que fale contra essas práticas neoliberais eurocentradas. Para tanto, mapeia-se as habilidades e competências promulgadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que encontram oportunidades de desenvolvimento a partir da leitura paradidática do livro de Anzaldúa (1987), bem como revisa-se algumas teorias sobre didática, pedagogia e educação decoloniais — tais quais as propostas insurgentes de Chaves (2021), Franco (2022) e Bezerra et al. (2020). A ilustração de como Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) tem potencial de se tornar uma ferramenta paradidática em direção a um ensino decolonial de língua inglesa mostra-se bem-sucedida, já que o livro de Anzaldúa está em conformidade com o que promulga a BNCC para o currículo de língua inglesa.
Downloads
References
ALVES, L. K. Ensaística latino-americana de autoria feminina. In: PINHEIRO, A. S. et al. (Orgs.). O que contam estas mulheres? Memória e representação na literatura latino-americana. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands / La Frontera = The New Mestiza. São Francisco: Aunt Lute, 1987.
_________________. The Gloria Anzaldúa reader. Duke University Press, 2021.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
BARZOTTO, Leoné Astride. A literatura como estratégia de uma educação decolonial. In: SOBREIRA, A. C. B. et al. (Org.) Culturas, corpos e linguagens híbridas: perspectivas decoloniais. Tutóia: Diálogos, 2021. DOI: https://doi.org/10.52788/9786589932048-1.4
BEZERRA, S. et al. Pedagogia decolonial e ensino/aprendizagem de línguas adicionais: reflexões sobre narrativas autoetnográficas. Revista SURES, v. 1, n. 14, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 21 abr. 2023.
CAMPELLO, B. S.; SILVA, E. V. da. Subsídios para esclarecimento do conceito de livro paradidático. Biblioteca Escolar em Revista, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 64-80, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/143430>. Acesso em: 4 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.143430
CANTÚ, N. M.; HURTADO, A. Breaking Borders/Construing Bridges: Twenty-Five Years os Borderlands/La Frontera. In: ANZALDÚA, Gloria. Borderlands / La Fontera = The New Mestiza. São Francisco: Aunt Lute, 1987.
CHAVES, Pedro Jônatas. Didática, decolonialidade e epistemologias do sul: uma proposta insurgente contra a neoliberalização do ensino escolar e universitário. Curitiba: CRV, 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978652511063.9
FIGUEREIDO, Carlos Vinícius da Silva. Entre Mestizas e Neplantares: a auto- história, de Gloria Evangelina Anzaldúa, em Borderlands/ La Frontera, 2017. Tese (Doutorado) – Curso de Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Por uma didática decolonial: epistemologia e contradições. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248240473
LAGUNA, Alzira Guiomar Jerez. A contribuição do livro paradidático na formação do aluno-leitor. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, São Paulo, n. 2, p. 43-52, aug. 2012. Disponível em: <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/81>. Acesso em: 17 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.22287/ag.v0i2.81
LUGONES, Maria. On Borderlands/La Frontera: An Interpretaive Essay. Hypatia, v. 7, n. 4, Lesbian Philosophy, p. 31-37, Autumn, 1992. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1527-2001.1992.tb00715.x
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes In: SANTOS. B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.