ABORDAGENS METODOLÓGICAS: RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA NOS ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Visualizações: 244

Autores

  • Virgínia Renata Vilar da Silva Universidade Federal do Pernambuco - UFPE
  • Viviane de Bona Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Formação de professores; Tecnologias da informação e comunicação; Representações sociais; Revisão sistemática da literatura.

Resumo

O desenho metodológico de uma investigação corresponde ao planejamento estruturado com a finalidade de determinar o trajeto a ser percorrido para responder a lacuna da pesquisa. O presente trabalho objetiva identificar a construção metodológica de estudos com a temática tecnologias da informação e comunicação e representações sociais. Para tanto, tomamos como referência os instrumentos de coleta predominantes na apreensão dos objetos destes estudos, nos últimos dez anos. A Teoria das Representações Sociais (TRS), busca compreender a apreensão de fenômenos sociais, articulando elementos sociais, cognitivos, de comunicação e linguagem, junto a sujeitos que partilham reflexões e subjetividades acerca de um objeto. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) representam uma grande variedade de ferramentas de mídia que auxiliam na comunicação e difusão de informações, sua prática obteve vasta polarização nos anos finais do século XX. O elo configurado pelas TRS e TIC, neste artigo, se gesta na articulação entre elementos de comunicação nos dois fenômenos. Para alcance do objetivo, esta pesquisa qualitativa, parte da revisão sistemática da literatura, um método de seleção de documentos sistematizado pelo uso de protocolo estruturado em sua busca. A revisão buscou artigos que vincularam RS e TIC entre 2009 a 2019. Na plataforma ERIC resultou em 118 artigos e na Scielo 19, totalizando 137 documentos, dos quais 127 foram desconsiderados após aplicação dos critérios de exclusão. Resultando em 10 artigos encaminhados para análise junto ao software Mendeley. Foi observada a predominância de pesquisas qualitativas e quali-quantitativas. A técnica do Grupo Focal aparece como instrumento mais utilizado, em 4 dos 10 artigos, seguida por questionários, entrevistas, e em número menos significativo análise documental. A teoria das representações sociais foi mencionada como justificativa para a estruturação de 8 dos desenhos metodológicos analisados, este fato suscita relevância para que o fenômeno continue a ser investigado em outros contextos metodológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de Bona, Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

Professora Doutora da Universidade Federal de Pernambuco –UFPE. 

Referências

AMARANTE, M. DE F. S.; ANDRADE, E. R. DE; AZZARI, E. F. Efl brazilian teachers in the hypermodern world: prêt-à-porter subjects, social media and discourse. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, n. 2, p. 457–481, ago. 2016.

AYALA SÁNCHEZ, F. El trabajo docente mediado con tecnologías de la información y la comunicación en la telesecundaria. Representaciones sociales de profesores / Teaching work mediated with Information and Communication Technologies in Telesecundaria. Social representations. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 8, n. 16, p. 557–579, 2018.

BENADE, Leon. Is the Classroom Obsolete in the Twenty-First Century? Educational Philosophy and Theory, v. 49, n. 8 p. 796-807, 2017.

BERTONI, L. M.; GALINKIN, A. L. Teoria e métodos em representações sociais. In: MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S; ASSIS, R. A. M., orgs. Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017, p. 101-122.

BONA, V.; ZSCHIESCHE, D. R. O. (Organizadoras). Docência e temas emergentes: percursos metodológicos nos estudos de representações sociais no campo educacional. Recife: Ed. UFPE, 2019.

CHUN, C. W. Critical pedagogy and language learning in the age of social media? Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 18, n. 2, p. 281–300, 1 abr. 2018.

KARSENTI, Thierry; KOUAWO, Achille. Social Representations and Uses of Technologies of African High-School Students. Africa Education Review, v. 12 n. 2, p. 294-308, 2015.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas-SP: Papirus, 2012.

KORNBLIT, A. L. Metodologías cualitativas en ciencias sociales. Buenos Aires: Editorial Biblos. Pp. 9- 33, 2007.

LATINOAMERICANA, R.; SOCIALES, D. C. La brecha digital: representaciones sociales de docentes en una escuela marginal. Revista Latinoamericana en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 11, n. 1, p. 137–149, 2013.

MULVIHILL, Thalia; SWAMINATHAN, Raji. Reative Qualitative Inquiry: Innovative Graduate Level Pedagogies Shaped by Educational Technologies, Journal of Educational Technology, v. 8, n. 3, p. 21-26, 2011.

ORDÓÑEZ GÓMEZ, E. E.; PENAGOS MUÑETÓN, N. ¿Cómo se entienden las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en los contextos educativos rural y urbano? Estudio comparativo. Aletheia. Revista de Desarrollo Humano, Educativo y Social Contemporáneo, v. 8, n. 1, p. 44–61, 2016.

PASQUALOTTI, A.; BARONE, D. A. C.; DOLL, J. Comunicação, tecnologia e envelhecimento: Idosos, grupos de terceira idade e processo de interação na era da informação. Saúde e Sociedade, v. 21, n. 2, p. 435–445, abr. 2012.

RAMOS, A.; M. FARIA, P.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17, 12 jul. 2014.

SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

VESGA, L. DEL S.; VESGA, J. DEL M. Los Docentes Frente a La Incorporación De Las Tic En El Escenario Escolar. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 19, n. 19, p. 247–263, 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Renata Vilar da Silva, V. ., & de Bona, V. . (2021). ABORDAGENS METODOLÓGICAS: RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA NOS ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(6). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/219

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.