ENSINO DE HISTÓRIA
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES
Visualizações: 281DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.691Keywords:
Ensino de História, Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Fontes históricas, Cartões-postaisAbstract
O estudo traz proposições para o trabalho em sala de aula com o tema Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a ser explorado por intermédio de representações imagéticas veiculadas por cartões-postais franceses daquele período. Analisadas sob a perspectiva da iconologia, estas imagens permitem a reflexão relativa não apenas aos aspectos mais comumente discutidos a respeito da guerra, como também, e principalmente, em torno de imaginários e representações sobre o combatente, questões de gênero, infância, mudanças e permanências, discursos de ódio, entre outros. A proposta é apresentada em termos que permitem sua adaptação tanto para o Ensino Fundamental, como o Médio, de modo a tornar não apenas mais diversificada, como também mais atrativa a discussão do assunto. Isso é feito também em atendimento a uma crescente demanda por metodologias e recursos didáticos diversificados, assim como pela necessidade de abordar passados sensíveis.
Downloads
References
ALBERTI, Verena. Fontes. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria D. (Coords.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019, p. 107-112.
ARTHUR, Max. (Org.). Vozes esquecidas da Primeira Guerra Mundial: uma nova história contada por homens e mulheres que vivenciaram o primeiro grande conflito do século XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. La Guerre des enfants (1914-1918): essai d’histoire culturelle. Paris: Armand Colin, 1993.
BALDISSERA, José A. Imagem e construção do conhecimento histórico. In: BARROSO, V. L. M. et al. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Exclamação/ANPUH, 2010, p. 247-265.
BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Dir.). História da virilidade: o triunfo da virilidade (o século XIX). Petrópolis: Vozes, 2013a.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Dir.). História da virilidade: a virilidade em crise? (séculos XX e XXI). Petrópolis: Vozes, 2013b.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.
EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera: a Grande Guerra e o nascimento da era moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
FERGUSON, Niall. O horror da guerra: uma provocativa análise da Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Planeta, 2014.
GIL, Carmen Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 139- 159, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/430/273, Acesso em 17 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i13.430
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.
GUÉNO, Jean-Pierre; LAPLUME, Yves (dir.). Paroles de poilus: lettres et carnets du front (1914- 1918). Paris: Librio, 2004.
HASTINGS, Max. Catástrofe 1914: a Europa vai à guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
HERNÁNDEZ, Jesús. Tudo o que você deve saber sobre a Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Madras, 2008.
KEEGAN, John. História ilustrada da Primeira Guerra Mundial. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2. ed. rev. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2001.
MOULTON, J. L. Os adversários. In: História do século XX: 1914-1919. São Paulo: Abril Cultural, 1968.
PANOFSKY, Erwin. El significado en las artes visuales. Madrid: Alianza, 1987.
PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 14-33, 2018. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i13.427
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru/SP: Edusc, 2005.
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
_____. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
_____. Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2018.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 17-36.
PIUBEL, Thays Merolla. Temas sensíveis no ensino de História: produzindo conhecimento histórico escolar na relação passado/presente. Escritas: Revista do Curso de História, Araguaina, v. 12, n. 2, p. 71-87, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/vol12n2pp71-87
RICHARD, Bernard. La France et la République dans les cartes postales patriotiques de la Grande Guerre. s. d. Disponível em: http://bernard-richard-histoire.com/2014/09/30/lyonne-dans-la-guerre-1914-1918/. Acesso em: 13 set. 2021.
SALIBA, Elias Thomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: CIRCE BITTENCOURT (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997, p. 117-127.
SOUZA, Eder C. Cinema e audiovisual no ensino de História: questionamentos, abordagens e possibilidades de investigação. In: ANDRADE, J. A.; PEREIRA, N. M. (Orgs.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2021, p. 308-324.
STANCIK, Marco A. O manuscrito e o iconográfico em cartões-postais belicosos: da apologia cavalheiresca à contestação da Grande Guerra (1914-1918) na França. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 22, p. 71-104, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47142014000200004
_____. O imaginário sobre o militar em cartões-postais franceses (1900-1918). História, São Paulo, v. 31, p. 101-120, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-90742012000100007
_____. Primeira Guerra Mundial (1914-1918): viris cavaleiros do século XX em cartões-postais franceses. Riga/Letônia: NEA, 2019.
_____. Souvenirs da Grande Guerra (1914-1918): virilidade e feminilidade em cartões-postais franceses. 1. ed. Curitiba/PR: CRV, 2017.
STEVENSON, David. 1914-1918: a história da Primeira Guerra Mundial. Barueri/SP: Novo Século, 2016.
THIESSE, Anne-Marie. Ensinar a nação pela região: o exemplo da III República Francesa. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2009.
VINCENT, Gérard. Guerras ditas, guerras silenciadas e o enigma identitário. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard. História da vida privada: da Primeira Guerra aos nossos dias. São Paulo: Cia. das Letras, 1992, p. 201-247.
WILLMOTT, H. P. Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.