OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Visualizações: 543Keywords:
Educação de qualidade, Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030Abstract
A educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente.
Downloads
References
ANJOS, Ester Dorcas Ferreira dos; MARTINS, Queila Jaqueline Nunes. A educação como processo transformador para o alcance da sustentabilidade. Revista Jurídica – FURB, Santa Catarina, v. 18, n. 35, p. 193-214, abr. 2014.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 26 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em: 29 out. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 28 out. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação, 2020. Brasília, 2020.
BOFF, Salete Oro; SOUZA, Liége Alendes de; STAHLHOFER, Iásin Schaffer. Avaliação das Políticas Públicas Brasileiras de Persecução ao Cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São Paulo: Letras Jurídicas, 2015. 424 p.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Qualidade da educação: Perspectivas e Desafios. Caderno Cedes, Campinas, Sp, v. 29, n. 78, p. 201-2015, ago. 2009.
FREITAS, Kátia Siqueira de. Educação de qualidade para todos: Que qualidade?. Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 1, n. 3, p. 14-27, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: Uma nova abordagem. 5. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Cadernos ODS: 04 ODS – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, o que mostra o retrato do Brasil? Brasília, v. 24, 2019.
JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Extinção da SECADI: A negação do Direito à educação (para e com a diversidade). Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Bahia, v. 2, n. 3, p. 115-137, mar. 2021.
JACOBI, Pedro. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTE, C. (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997. p.384-390.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.
LAFORTUNE, Guillaume et al. How Is Progress towards the Sustainable Development Goals Measured? Comparing Four Approaches for the EU. Sustainability, Berlin, v. 12, p. 01-24, set. 2020.
MATURANA, Humberto. Transdisciplinariedade e cognição. In: BARROS, Vitoria, Mendonça et al. (org). Educação e transdisciplinariedade II. São Paulo: TRIOM, 2002. Disponivel em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127511. Acesso em: 18 out.2021.
MEADOWS, D. et al. Limites do crescimento: um relatório para o projeto do Clube de Roma sobre os problemas da humanidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, São Paulo, v. 74, n. 26, p. 51-64, abr. 2012.
ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 18 out. 2021.
PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. O Brasil e os Desafios da Educação e dos Educadores na Agenda 2030 da ONU. Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019.
REGO, Alessandro Leão; PINZANI, Michel. Vozes do bolsa família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Editora da Unesp, 2013.
ROTTA, Edemar. Desenvolvimento regional e políticas sociais no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. 2007. 338 p. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2018
STIGLITZ, Joseph E. Education. In: STIGLITZ, Joseph E. Economics of the public sector. 3 ed. New York: W. W. Norton & Company, 1988. p. 420 – 448.
TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini; TRISTÃO, José Americo Martelli. A contribuição das ONGS para a educação Ambiental: Uma avaliação da percepção dos Stakeholders. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 46-66, jun. 2016.
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem, 2017. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development .Acesso em: 27 out. 2021.
UNESCO. Declaração de Incheon e ODS 4- Marco de Ação da educação 2030. 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 18 out.2021.
UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015. New York, 2015. Acesso em: 18 out. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.