OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Visualizações: 543

Autores

Palavras-chave:

Educação de qualidade, Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030

Resumo

A educação de qualidade é um dos pontos centrais na agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Este artigo tem como objetivo analisar a situação das metas voltadas para o ODS 4 - Educação de Qualidade, na qual foram adaptadas à realidade brasileira visando assegurar a igualdade de acesso para todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de desamparo, tendo como base o Plano Nacional de Educação (PNE). A metodologia utilizada para este trabalho é de caráter qualitativo e descritivo, baseado em dados do INEP e do IPEA, além de livros e artigos científicos. Os resultados demonstraram que, o maior desafio é a conclusão do ensino fundamental e médio na idade recomendada. Neste sentido é necessário investir na formação docente, e na criação de um sistema mais fortalecendo com o compromisso do ensino, e que a sustentabilidade ambiental seja um componente essencial para ser tratado em sala de aula, pois é através da formação que o aluno entende o quão importante é preservar o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, Ester Dorcas Ferreira dos; MARTINS, Queila Jaqueline Nunes. A educação como processo transformador para o alcance da sustentabilidade. Revista Jurídica – FURB, Santa Catarina, v. 18, n. 35, p. 193-214, abr. 2014.

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 26 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm . Acesso em: 29 out. 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 28 out. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação, 2020. Brasília, 2020.

BOFF, Salete Oro; SOUZA, Liége Alendes de; STAHLHOFER, Iásin Schaffer. Avaliação das Políticas Públicas Brasileiras de Persecução ao Cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. São Paulo: Letras Jurídicas, 2015. 424 p.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A Qualidade da educação: Perspectivas e Desafios. Caderno Cedes, Campinas, Sp, v. 29, n. 78, p. 201-2015, ago. 2009.

FREITAS, Kátia Siqueira de. Educação de qualidade para todos: Que qualidade?. Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 1, n. 3, p. 14-27, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: Uma nova abordagem. 5. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Cadernos ODS: 04 ODS – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, o que mostra o retrato do Brasil? Brasília, v. 24, 2019.

JAKIMIU, Vanessa Campos de Lara. Extinção da SECADI: A negação do Direito à educação (para e com a diversidade). Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Bahia, v. 2, n. 3, p. 115-137, mar. 2021.

JACOBI, Pedro. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTE, C. (org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1997. p.384-390.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

LAFORTUNE, Guillaume et al. How Is Progress towards the Sustainable Development Goals Measured? Comparing Four Approaches for the EU. Sustainability, Berlin, v. 12, p. 01-24, set. 2020.

MATURANA, Humberto. Transdisciplinariedade e cognição. In: BARROS, Vitoria, Mendonça et al. (org). Educação e transdisciplinariedade II. São Paulo: TRIOM, 2002. Disponivel em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127511. Acesso em: 18 out.2021.

MEADOWS, D. et al. Limites do crescimento: um relatório para o projeto do Clube de Roma sobre os problemas da humanidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, São Paulo, v. 74, n. 26, p. 51-64, abr. 2012.

ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 18 out. 2021.

PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. O Brasil e os Desafios da Educação e dos Educadores na Agenda 2030 da ONU. Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 1, n. 3, p. 22-33, 2019.

REGO, Alessandro Leão; PINZANI, Michel. Vozes do bolsa família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: Editora da Unesp, 2013.

ROTTA, Edemar. Desenvolvimento regional e políticas sociais no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. 2007. 338 p. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez. 2018

STIGLITZ, Joseph E. Education. In: STIGLITZ, Joseph E. Economics of the public sector. 3 ed. New York: W. W. Norton & Company, 1988. p. 420 – 448.

TRISTÃO, Virgínia Talaveira Valentini; TRISTÃO, José Americo Martelli. A contribuição das ONGS para a educação Ambiental: Uma avaliação da percepção dos Stakeholders. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 46-66, jun. 2016.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem, 2017. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-sustainable-development .Acesso em: 27 out. 2021.

UNESCO. Declaração de Incheon e ODS 4- Marco de Ação da educação 2030. 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 18 out.2021.

UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Resolution adopted by the General Assembly on 25 September 2015. New York, 2015. Acesso em: 18 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Wentroba, J., Vogt , P. ., & De Lira Roedel Botelho , L. . (2023). OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(2), 110–124. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.