INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU

Visualizações: 572

Authors

  • Mutaro Seidi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Levi Marcelino Intumbo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luís Miguel Dias Caetano da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileir

Keywords:

Políticas Públicas, Educação, Instabilidade Política, Guiné-Bissau

Abstract

A Guiné-Bissau é um país que, após declarar a sua independência, mergulhou numa sucessão de crises políticas envolvendo, na maioria das vezes, a classe castrense. Essas crises afetaram vários setores da sociedade guineense, nomeadamente, as organizações públicas. Um dos setores mais afetados foi a educação, apresentando indicadores frágeis ao nível do investimento público, infraestruturas escolares, formação de professores, entre outros aspectos. A situação tem merecido a atenção de investigadores e organizações internacionais que atuam no país, destacando os riscos para o desenvolvimento e progresso da nação. O artigo tem como objetivo discutir sobre os impactos da instabilidade política nas políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e documentais. Os resultados apontam que a instabilidade política é um dos elementos principais para o agravamento das políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau, provocando dificuldades ao nível das questões estruturais, nepotismo, falta de investimentos, elevadas taxas de abandono escolar, problemas de formação de professores, reduzidos índices de inovação, fuga de recursos humanos, culminando no baixo desempenho geral do sistema educativo nacional.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação; Instabilidade Política; Guiné-Bissau.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mutaro Seidi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Levi Marcelino Intumbo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luís Miguel Dias Caetano, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileir

Licenciado em Gestão de Empresas, Mestre em Comportamento Organizacional, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Ensino. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

References

AUGEL, Moema Parente. O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da Guiné-Bissau. Editora Garamond, 2007.

CARDOSO, Carlos. A transição democrática na Guiné-Bissau: um parto difícil. Lusotopie, v. 2, n. 1, p. 259-282, 1995.

CARDOSO, Carlos. A formação da elite política na Guiné-Bissau. Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), 2002.

CARVALHO, Celisa Dos S. P.. Guiné Bissau: Instabilidade como Regra. – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT). – Lisboa 2014.

CARVALHO, Ricardo Ossagô. Que Democracia? O processo de transição política e a atuação das forças armadas na condução da política nacional (1994-2009). – Teresina-PI, 2010.

COSTA, Elisangela André Silva; LIMA, Maria Socorro Lucena; LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. A construção da profisionalidade do gestor escolar: concepções e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 31, n. 1, p. 65-84, 2015.

LOPES, Carlos. Etnia, estado e relações de poder na Guiné-Bissau. Edições 70, 1982.

M’BUNDÉ, Timóteo S. As políticas externas Brasileira e Chinesa para a Guiné-Bissau em abordagem comparada (1974-2014). – Rio de Janeiro: Gramma, 2018.

MALÚ, E. M; SEIDI, M; CAOMIQUE. P. G. O acesso e permanência exitosa dos estudantes no ensino superior na Guiné-Bissau (2000-2018). In: Cá. L. O; Farias. V. P. R; Medeiros. J. L; Cá. C. M. O. (Ed.) Histórias que se cruzam no além-mar: educação e memoria nos espaços lusófonos (Vol.1, Cap. 18, pp. 225-236). Alexa Cultural, 2020.

M'BUNDE, Timóteo Saba. Comportamento Partidário e Cíclica Interrupção da Democracia na Guiné-Bissau. Almanaque de Ciência Política, v. 1, n. 2, pág. 43-56, 2017.

PINTO, Bruno César. Transição democrática e crises institucionais na Guiné-Bissau (1994-2012): os desafios da consolidação democrática.Campinas, SP: [s.n.], 2019.

SÁ, Franklin Gomes Correia. Os Sucessivos Golpes no Processo de Democratização na Guiné-Bissau. Porto Alegre. 2010.

SEIDI, M; SANÉ, M; POLICARPO, G C; MALÚ, E. M. O acesso à educação eficiente na Guiné-Bissau: Um direito de todos ou privilégios de alguns ?. In: Cá, C. M. O; Medeiros. J. L; Freire, J. A.C; Cá L. O; Farias, V. P. R (Ed.). Escola, ensino e meio ambiente: perspectivas docentes (Vol. 1, Cap. II, pp. 131-149). Alexa Cultural, 2021.

SEMEDO, R. J. O Estado da Guiné-Bissau e os seus desafios político- institucionais. In: 7º Congresso Ibérico De Estudos Africanos. Trabalhos apresentados. Lisboa, 2010.

SILVESTRE, Hugo Consciência. A (Nova) governança pública. Escola Nacional da Administração Pública – ENAP. 2019.

SILVESTRE, Hugo Consciência. Gestão pública: modelos de prestação no serviço público. Lisboa: Escolar Editora, 2010.

SUCUMA, Arnaldo. A participação do Estado e ensino superior no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social, v. 1, n. 1, 2015.

SUCUMA, Arnaldo. Breve histórico sobre a construção do estado da Guiné-Bissau. Cadernos de História UFPE, v. 9, n. 9, 2017.

SUCUMA, Arnaldo. Política e Democracia na Guiné-Bissau pós-colonial. Africa Development/Afrique et Développement, v. 46, n. 2, p. 37-70, 2021.

TÉ, Francisco Armando Bilima. Políticas Educativas na Guiné-Bissau: estudo longitudinal dos ensinos básico e secundário. Dissertação (mestrado) – Instituto Universitário de Lisboa, Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. Mestrado em Ciência Política, 2017.

TEIXEIRA, Ricardino J. D. Sociedade civil e democratização na Guiné Bissau, 1994-2006. – Recife, 2008.

VICENTE, NunoA. Guia do gestor escolar. Da escola de qualidade mínima. Edições ASA, 2004.

Published

2022-12-18

How to Cite

Seidi, M., Marcelino Intumbo, L., & Caetano, L. M. D. (2022). INSTABILIDADE POLÍTICA E SEUS IMPACTOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA GUINÉ-BISSAU. Interdisciplinary Studies Journal, 4(3), 63–72. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/336

Issue

Section

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Similar Articles

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.