DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA

Visualizações: 163

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1514

Keywords:

Deficiência Visual, Cegueira Adquirida, Sala de Recursos, Reabilitação

Abstract

Este artigo tem como principal objetivo melhor compreender as percepções dos alunos com cegueira adquirida, diante do processo de reabilitação junto à Sala de Recursos de Deficiência Visual do Centro de Atenção à Inclusão Social – CAIS, no Munícipio de Diadema - S.P. O estudo foi realizado com 5 (cinco) alunos, todos adultos em diferentes faixas etárias, mediante a aplicação de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas individuais semiestruturadas. A finalidade do estudo foi planejar, a partir da análise das percepções dos alunos, melhorias na condução do processo de ensino-aprendizagem com vistas à reabilitação, e também na vivência no Centro, de forma a trabalhar a autoestima dos alunos. Os resultados indicam que o principal aspecto ou a principal busca da pessoa com cegueira adquirida no seu processo de reabilitação é a reinserção social, sendo que a aquisição da leitura e da escrita assim como a orientação e mobilidade são os principais meios ou as principais ferramentas que o educador pode utilizar para contribuir nesse processo de reinserção. Além dos métodos ou do processo de reabilitação em si, ficou demonstrado pela pesquisa aplicada e, sobremaneira, pelas observações realizadas, que a questão psicológica é a principal questão ou a principal barreira a ser superada, sendo necessário uma atenção especial por parte do educador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscilla Pinzetta, Universidade Cidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Valquiria Alves da Silva, Universidade Cidade de São Paulo

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo.

Vinicius Aparecido Galdino, Universidade Cidade de São Paulo

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

References

AGÊNCIA BRASIL. IBGE: 6,2% da população têm algum tipo de deficiência. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-08/ibge-62-da-populacao-tem-algum-tipo-de-deficiencia. Acesso em: 12 mar. 2024.

ALMEIDA, Tamires S.; ARAÚJO, Filipe V. Diferenças experienciais entre pessoas com cegueira congênita e adquirida: uma breve apreciação. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, Várzea Alegre, v. 1, n. 3, p. 1-20, jun. 2013.

BRASIL. MUNICÍPIO DE DIADEMA. Secretaria de Educação. Centro de Atenção à Inclusão Social – CAIS. Projeto Político Pedagógico. Diadema, 2018.

BRUMER, Anita; PAVEI, Katiucci; MOCELIN, Daniel G. Saindo da “escuridão”: perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias, Porto Alegre, v. 6, n. 11, p. 300-327, jan./jun. 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/5453. Acesso em: 14 fev. 2024.

FELICETTI, Suelen A.; BERNARDINE, Angelita G.; CARTELLI, Zulméia; SANTOS, Sandro A. Aceitação, orientação e mobilidade: um estudo de caso considerando o ponto de vista de pessoas cegas ou com baixa visão. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/diver/article/download/50082/30191. Acesso em: 19 fev. 2024.

FUNDAÇÃO DORINA NOWIL. 2019. Disponível em: https://www.fundacaodorina.org.br/a-fundação/deficiencia-visual/legislacao. Acesso em: 15 mar. 2024.

GERHARDT, Tatiana E.; SILVEIRA, Denise T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2011.

LIRA, Miriam C. F.; SCHLINDWEIN, Luciane M. A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 28, n. 75, p. 171-190, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622008000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2024.

MACEDO, Paula C. M. Deficiência física congênita e saúde mental. Revista SBPH, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 107-132, jan./dez. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582008000200011. Acesso em: 21 fev. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Sílvio L. de. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 2002.

ORMELEZZI, Eliana M. Os caminhos da aquisição do conhecimento e a cegueira: do universo do corpo ao universo simbólico. 2000. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. 1999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/55373. Acesso em: 19 fev. 2023.

SOUZA, Olga S. H. (Org.). Itinerário da inclusão escolar: múltiplos olhares, saberes e práticas. Canoas: ULBRA Porto Alegre AGE, 2008.

VARGAS, A. Z. Razão, cegueira e mito. Topoi, v. 12, n. 22, jan./jun. 2011, p. 284-303. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n22/1518-3319-topoi-12-22-00284.pdf. Acesso em: 19 fev. 2023.

VYGOTSKY, Liev. Obras escolhidas: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 1997.

Published

2024-09-06

How to Cite

Pinzetta, P., Silva, V. A. da, Galdino, V. A., & Gimenez, R. (2024). DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA. Interdisciplinary Studies Journal, 6(2), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1514

Issue

Section

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)