INCLUSÃO DE DEFICIENTES INTELECTUAIS E O USO DO FACEBOOK

Visualizações: 182

Authors

  • Carolina Nascimento de Jesus
  • Rita Rodrigues de Souza
  • Laísse Silva Lemos

Keywords:

Inclusão social; Aprendizagem; Deficiente intelectual; Mídia social.

Abstract

Este artigo aborda a inclusão de deficientes intelectuais e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem. Objetivou por meio de levantamento bibliográfico, verificar o processo de inclusão digital de deficientes intelectuais (DI), em especial o uso do Facebook, e os impactos disso no aprendizado deles. A discussão temática apoiou-se em Morin (2003), Charlot (2008), Dorziat (2009) e documentos legais referentes à inclusão. O DI não aprende apenas na escola, ele está exposto às TDIC, que lhe influenciam o comportamento. A utilização das TDIC pode ser uma aliada em sala de aula para potencializar o aprendizado desse público.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ACCORSI, Maria Isabel. A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves: um olhar sobre a mediação docente/ Dissertação (Mestrado) - Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.

ARCE, Y. F. S., CERQUEIRA, F. N., de SOUZA, H. D. P., SCHIMIGUEL, J.; da Silva ROCHA, C. R. (2018). Modelo de Rede Social Virtual para Inclusão Digital e Social. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 1 - 10, 2018.

AZEVEDO, Kátia Rosa. A deficiência intelectual no discurso e nas práticas de Jovens Nativos na Pedagogia de Orientação Inclusiva: um estudo em representações sociais. 2017. 258 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BALLÃO, Carmen. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IFPR, 2016.

BERNARDI, P. M., & SILVA, S. A. O uso do Facebook como ferramenta para o compartilhamento de atividades pedagógicas: uma experiência em uma escola pública de educação infantil. AtoZ- novas práticas em informação e conhecimento, 4(2), 108 – 112.

doi: 10.5380/atoz.v4i2.43496. 2015.

BERSCH, Rita. Introdução às Tecnologias Assistivas. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf, 2008, Acesso em 22 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, promulgada em 20 dez. 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1996.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde); 2007.

CANCLINI, Néstor García. Leitores, espectadores e internautas. Tradução Ana Goldberger. São Paulo:Iluminuras, 2008.

CERVO, Amado Luiz: BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2006.

CHARLOT, Bernard. Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2008.

COSTA, A. M. S. N.; FERREIRA, A. L. A. Novas possibilidades metodológicas para o ensinoaprendizagem mediados pelas redes sociais twitter e facebook. REnCiMa, 3(2), 2012, 136– 147. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/494. Acesso em 14 abr. 2020.

DORZIAT, Ana. O Outro da Educação: pensando a surdez com base nos temas identidade/diferença, currículo e inclusão. Petrópolis: Vozes, 2009.

FIERRO, Alfredo. Os alunos com Deficiência Mental. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro e PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Tradução: Fátima Murad. 2. ed. Porto

Alegre: Artmed, 2004.

FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FUSINATO, Claudia Vanielle e KRAEMER, Celso. “A Invenção Histórica da Escola e Escolarização no Brasil”. XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GUARNIERI, Maria Regina. O início da carreira docente: pista para o estudo do trabalho do professor iniciante. Araraquara-SP: JM, 2003.

INÁCIO FILHO, Geraldo. Monografia sem complicações - Métodos e Normas. São Paulo: Papirus, 2007.

KLEIN, Madalena. Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares. Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a12.pdf. 2010. Acesso em 17 de abr. 2020.

KITTEL, Rosângela. (2017). Facebook: As ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia. Florianópolis: Universidade de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado.

LÉVY, P.; Cibercultura, Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo : Loyola, 1990.

MANTOAN. Maria Teresa.E. Compreendendo a deficiência mental: novos caminhos educacionais. São Paulo: Scipione, 1989.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MENDONÇA, Márcio Moreira. Retardo Mental. In: FONSECA, Luiz Fernando; PIANETTI, Geraldo; XAVIER, Christovão de Castro. Compêndio de Neurologia Infantil. Editora Médica e Científica Ltda. (MEDSI). Belo Horizonte: 2002.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Trad. Juremir Machado da Silva. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2003.

OLIVEIRA, Juliana Thais; REIA, Letícia; A Inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular /Monografia apresentada ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO, Lins-SP, para graduação em Pedagogia, 2017.

SANTAELLA, L. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1992.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 15-34.

PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: Nau; Edur, 2010.

PRIMO, Alessandro F.T. e CASSOL, Márcio B.F. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. In: Revista Informática na Educação: teoria & prática. vol. 2 - nº 2, Porto Alegre: UFGRS, 1999.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet: Considerações Iniciais. E Compós, v. 2, 2005.

SASSAKI, R.K. Inclusão construindo uma sociedade para todos, Rio de Janeiro: WVA, 1999.

SASSAKI, R.K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. In: Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, ano V, n. 24, jan./fev. 2002, p. 6-9.

SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 1990.

SELWYN, N. Social media in higher education. In: THE EUROPA WORLD OF LEARNING 2012. Anais... Routledge, 2011. Disponível em:

http://www.educationarena.com/pdf/sample/sample-essay-selwyn.pdf>. Acesso em: 15 de jun. 2020.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. “Fundamentos del trabajo con niños mentalmente retrasados y físicamente deficientes”. In: VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Obras Escogidas V: Fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1997. pp. 197-202.

Published

2021-07-15

How to Cite

Nascimento de Jesus, C. ., Rodrigues de Souza, R. ., & Silva Lemos, L. . (2021). INCLUSÃO DE DEFICIENTES INTELECTUAIS E O USO DO FACEBOOK. Interdisciplinary Studies Journal, 3(2). Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/127

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.