MOTIVOS QUE LEVAM OS USUÁRIOS AO PRONTO ATENDIMENTO EM PRESIDENTE KENNEDY - ES

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Autores

  • Bery Ornelas Porto Neto
  • Pablo Alves de Souza

Palavras-chave:

Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Serviços de saúde; Acesso aos serviços de Saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar e compreender o motivo que leva o usuário ao Pronto Atendimento Municipal de Presidente Kennedy – ES, na perspectiva do usuário do serviço. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, onde participarão da pesquisa 60 pacientes que buscarem espontaneamente o serviço do Pronto Atendimento durante as 24 horas do dia, entre 01/03/2020 à 30/06/2020. Depois da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido o participante será submetido a entrevista gravada para responder as seguintes perguntas norteadoras: 1) Por que você veio para consulta no Pronto Atendimento; 2) Por que você não procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde. O estudo somente será iniciado depois de aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos da EMESCAM e seguirá os pressupostos previstos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. As entrevistas serão transcritas e será feita análise de conteúdo utilizando o software
IRAMUTEQ que faz a partir das entrevistas o isolamento dos segmentos textuais, seguida pela contagem de ocorrência de palavras para divisão em classes que comporão as categorizações emergentes das entrevistas. Espera-se com o resultado desse estudo mostrar que alguns fatores na forma de acolhimento do Pronto Atendimento Municipal de Presidente Kennedy,
contribuem para a fidelização dos usuários na busca por atendimento no local, para que posteriormente o município possa aprimorar os serviços ofertados e utilizar os recursos existentes de forma mais eficiente.

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Referências

BRASIL. Ministério da Saude. Upa 24h. 2017. Disponível em:<http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/unidade-de-pronto-atendimento-upa-24h>. Acesso em: 23 Jul. 2019.

BRASIL. Ministério da Saude. Rede de Atenção as Urgências e Emergências. 2017. Disponível em:< http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/unidade-de-pronto-atendimento-upa24h>. Acesso em: 23 Jul.2019.

CASSETTARI, Sonia da Silva Reis; DE MELLO, Ana Lúcia Schaefer Ferreira. Demanda e tipo de atendimento realizado em Unidades de Pronto Atendimento do município de FLORIANÓPOLIS, Brasil. Texto & Contexto Enfermagem, v. 26, n. 1, p. 1-9, 2017.

MACHADO, Cristiani Vieira; SALVADOR, Fernanda Gonçalves Ferreira; O'DWYER, Gisele. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: análise da política brasileira. Revista de Saúde Pública, v. 45, p. 519-528, 2011.

PIMENTEL, Silvania Klug et al. Análise dos motivos para uso do serviço de urgência e emergência pelo paciente não grave. Revista Médica da UFPR, v. 3, n. 3, 2016.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Ornelas Porto Neto, B. ., & Alves de Souza, P. (2021). MOTIVOS QUE LEVAM OS USUÁRIOS AO PRONTO ATENDIMENTO EM PRESIDENTE KENNEDY - ES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/119

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

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