MOTIVOS QUE LEVAM OS USUÁRIOS AO PRONTO ATENDIMENTO EM PRESIDENTE KENNEDY - ES
Visualizações: 41Palabras clave:
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Serviços de saúde; Acesso aos serviços de Saúde.Resumen
O objetivo deste estudo é analisar e compreender o motivo que leva o usuário ao Pronto Atendimento Municipal de Presidente Kennedy – ES, na perspectiva do usuário do serviço. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, onde participarão da pesquisa 60 pacientes que buscarem espontaneamente o serviço do Pronto Atendimento durante as 24 horas do dia, entre 01/03/2020 à 30/06/2020. Depois da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido o participante será submetido a entrevista gravada para responder as seguintes perguntas norteadoras: 1) Por que você veio para consulta no Pronto Atendimento; 2) Por que você não procurou atendimento na Unidade Básica de Saúde. O estudo somente será iniciado depois de aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos da EMESCAM e seguirá os pressupostos previstos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. As entrevistas serão transcritas e será feita análise de conteúdo utilizando o software
IRAMUTEQ que faz a partir das entrevistas o isolamento dos segmentos textuais, seguida pela contagem de ocorrência de palavras para divisão em classes que comporão as categorizações emergentes das entrevistas. Espera-se com o resultado desse estudo mostrar que alguns fatores na forma de acolhimento do Pronto Atendimento Municipal de Presidente Kennedy,
contribuem para a fidelização dos usuários na busca por atendimento no local, para que posteriormente o município possa aprimorar os serviços ofertados e utilizar os recursos existentes de forma mais eficiente.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Saude. Upa 24h. 2017. Disponível em:<http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/unidade-de-pronto-atendimento-upa-24h>. Acesso em: 23 Jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Saude. Rede de Atenção as Urgências e Emergências. 2017. Disponível em:< http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/unidade-de-pronto-atendimento-upa24h>. Acesso em: 23 Jul.2019.
CASSETTARI, Sonia da Silva Reis; DE MELLO, Ana Lúcia Schaefer Ferreira. Demanda e tipo de atendimento realizado em Unidades de Pronto Atendimento do município de FLORIANÓPOLIS, Brasil. Texto & Contexto Enfermagem, v. 26, n. 1, p. 1-9, 2017.
MACHADO, Cristiani Vieira; SALVADOR, Fernanda Gonçalves Ferreira; O'DWYER, Gisele. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: análise da política brasileira. Revista de Saúde Pública, v. 45, p. 519-528, 2011.
PIMENTEL, Silvania Klug et al. Análise dos motivos para uso do serviço de urgência e emergência pelo paciente não grave. Revista Médica da UFPR, v. 3, n. 3, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.