PSICOLOGIA NA ESCOLA: DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Visualizações: 178Keywords:
Direitos Humanos. Escola. Subjetividade.Abstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo tema central foi a violação dos direitos humanos e a construção da subjetividade no contexto escolar considerando a contribuição da Psicologia. O objetivo geral da pesquisa foi, portanto, compreender como o exercício desses direitos influencia na construção da subjetividade nas escolas e o papel da Psicologia nesse contexto. Para o cumprimento deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, definida como aquela que busca referências teóricas já publicadas ou conhecimentos prévios sobre o fenômeno investigado. Inicialmente, foi necessária uma pesquisa exploratória que,
como tal, proporcionou não só uma visão mais geral, mas também uma aproximação com essa temática ainda pouco explorada, o que se constitui como um desafio nas pesquisas. Como estratégia metodológica utilizamos um recorte temporal para os artigos, livros, monografias e outras obras encontradas, tanto físicas como eletrônicas, selecionando aqueles publicados entre 1989 e 2019. Dessa forma, acompanharíamos historicamente, a temática dos direitos humanos. Nesse artigo, assim como na pesquisa, utilizamos como referência teórica central a obra de Vygotsky, autor que parte do materialismo histórico e dialético de Marx. Como resultados, vimos que a subjetividade se constitui a partir do contexto material, político, econômico, histórico e social. A escola foi o recorte para a investigação, por ser aqui compreendida como um espaço sociocultural que cumpre também uma função social e de transformação dos sujeitos. Identificamos os direitos das crianças e adolescentes a partir da legislação brasileira e constatamos que seu exercício ou violação pode ocasionar efeitos na construção da subjetividade. Assim, destacamos a importância do profissional da Psicologia nas escolas e nas Políticas Públicas de Educação, considerando seu papel e compromisso social, com a população brasileira menos favorecida e com a garantia do exercício dos direitos humanos no ambiente escolar.
Downloads
References
ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas Escolas. Versão Resumida. Brasília: UNESCO Brasil, REDE PITÁGORAS, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, a Secretaria do Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002.
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologia e Compromisso Social. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 10ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.
BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair. Psicologia Sócio-Histórica: Uma visão crítica em Psicologia. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.
BRANCO, Maria Tereza Castelo. Que Profissional Queremos Formar? Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, n. 3, p. 28-35, vol 18, 1998. disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1414-989319980003&lng=pt&nrm=iso
BRASIL. Lei no 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília, DF, julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>. Acesso em: 20 de abril de 2020.
BRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LDBEN). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file>. Acesso em:
de outubro de 2019.
CHAUÍ, Marilena. Um Convite a Filosofia. 1ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2000.
COIMBRA, C. As Funções da Instituição Escolar: Análise e Reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v. 9, n. 3, p. 14-16, 1989. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000300006>. Acesso em: 06 de nov de 2019.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA (CRP-MG) e COMISSÃO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (orgs). Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação: Experiências em Minas Gerais. Belo Horizonte: CRP 04, 2017. Disponível em:
<https://crp04.org.br/crp-mg-publica-livro-digital-sobre-praticas-em-psicologia-e-educacao/>. Acesso em: 09 de abr de 2020.
DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Assembleia Geral das Nações Unidas. Paris, 10 dezembro de 1948. Disponível em:
<https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/>. Acesso em: 27 de abr de 2020.
FERNANDES, A. & PALUDETO, M. Educação em Direitos Humanos: desafios para a escola contemporânea. Caderno Cedes, Campinas, vol. 30, n. 81, p. 233-249, mai-ago. 2010. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 30 de out de 2019.
MAIA, Ana Paula et al. A Escola na Rede de Proteção dos Direitos de Crianças e Adolescentes: guia de referência. São Paulo: Ação Educativa, 2018.
MARTINEZ, Albertina Mitjáns (org). Psicologia Escolar e Compromisso Social. 3ª edição. Campinas, SP: Editora Alínea, 2015.
MOLON, S. Notas Sobre Constituição Do Sujeito, Subjetividade e Linguagem. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 613-622, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v16n4/a12v16n4.pdf>. Acesso em: 08 de jun de 2019.
OLIVEIRA, Fernanda Morais de. Tendências Pedagógicas Progressistas Brasileiras: Concepções e Práticas. Dissertação (Mestrado em Estudos profissionais especializados em Educação: Especialização em Administração das Organizações Educativas). Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE), Porto, Portugal, 2017. Disponível em: <https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/10743/1/DM_FernandaOliveira_2017.pdf >. Acesso em: 08 de abr de 2020.
SANTANA, Ruth Bernardes de. Interface entre a Psicologia Social e a Educação Infantil: as contribuições do interacionismo de G. H. Mead. In: GUERRA, Andrea M. C.; KIND, Luciana; AFONSO, Lucia; PRADO, Marco Aurélio M. (orgs). Psicologia Social e Direitos Humanos. ABRAPSO-MG, Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFMG. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2003.
SANTOS, Roberto Ferreira dos. Tendências Pedagógicas: o que são e para que servem. Educação Pública. Publicado em 17 de abril de 2012. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0327.html>. Acesso em: 08 de abr de 2020.
VIGOTSKY, Lev Semionovich. Psicologia Pedagógica. 3ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes Ltda, 2010.
VIGOTSKY, Lev Semionovich. Teoria Social da Mente. 6ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.