A INICIAÇÃO DO PROCESSO DA ESCRITA DE CRIANÇAS DE 04 E 05 ANOS FRENTE AO CONTEXTO DA COVID-19

Visualizações: 144

Autores

  • Saiba Magalhães Stein Universidad de la Integración de las Américas
  • Simone Cecilia Paoli Ruiz Universidad de la Integración de las Américas
  • Kennely de Oliveira França Andrade Universidade Federal do Amazonas
  • Kemyla de Oliveira França Andrade Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1329

Palavras-chave:

Crianças, Pandemia, Escrita

Resumo

Foram inúmeras as situações delicadas que período pandêmico, separou forçadamente pessoas de sua convivência social, com educação não foi diferente, as crianças deixaram de frequentar a escola, assim sendo a iniciação da escrita na educação Infantil sofreu certa fragilidade. A pesquisa buscou respaldo em documentos legais, artigos publicados e referenciais teóricos. Tendo o foco quantitativo e qualitativo. Como objetivos de analisar a iniciação do processo escrita em crianças de 04 e 05 anos   no retorno as aulas presencias     e   discutir como se deu a iniciação da escrita de crianças 04 e 5 anos no período pandêmico na educação infantil.  Participaram da pesquisa catorze crianças de dois CMEIs.  Para a análise dos dados foram aplicados testes de escrita. Dos dados coletados 87% não se apropriaram da iniciação da escrita após pandemia. As análises dos dados demonstram que necessário um repensar das ações para superar a carência que a pandemia deixou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saiba Magalhães Stein, Universidad de la Integración de las Américas

Aluna do   Programa de pós – Graduação de doutorado UNIDA- Universidad de la Integración de las Américas.

Simone Cecilia Paoli Ruiz, Universidad de la Integración de las Américas

Docente e orientadora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado da Universidade UNIDA- Universidad de la Integración de las Américas, Paraguay

Kennely de Oliveira França Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas.

Kemyla de Oliveira França Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Aluna do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede - Revista De Educação a Distância, v. 7, n.1, p.12-34, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco- -2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 set. 2020.

CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetizando sem o ba-be-bi-bo-bu. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2015.

CAGLIARI, Luís Carlos. Alfabetização e linguística. 21. ed. São Paulo: Scipione, 2017.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MEC. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia. Acesso em: 03 dez. 2021.

MORAIS, Gustavo. Você conhece o significado da música "Aquarela"? Venha descobrir. https://www.terra.com.br/diversao/musica/voce-conhece-o-significado-da-musica-aquarela-venha-descobrir,0c6437642c3fa3ec9598a1d2b93f445cb4mexfyl.html. Acesso em: 02 fev. 2022.

PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Porto Alegre: Universidade de Santa Maria, 2018.

PIAGET, Jean. Para Onde Vai a Educação? Trad. Ivette Braga. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998; PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Trad. Nina Constante Pereira. 8 ed. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1978.

PIAGET, Jean. A construção do real da criança .3. ed. São Paulo: Ática, 2010.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

Stein, S. M., Ruiz, S. C. P., Andrade, K. de O. F., & Andrade, K. de O. F. (2024). A INICIAÇÃO DO PROCESSO DA ESCRITA DE CRIANÇAS DE 04 E 05 ANOS FRENTE AO CONTEXTO DA COVID-19. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1329

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.