BRINQUEDOTECA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS

Visualizações: 278

Authors

  • Merie Bitar Moukachar
  • Regina Rosa dos Santos Leal

Keywords:

Brinquedoteca; Brincar; Jogos; Brincadeiras; Formação Docente.

Abstract

Neste texto apresentamos uma pesquisa realizada cujo objetivo foi o de investigar o espaço e tempo da brinquedoteca como um laboratório de pesquisas sobre o brincar, os jogos e as brincadeiras, articulados aos processos educativos nos cursos de Pedagogia. Este tema se justifica, pois torna-se necessário aprofundar a concepção de brinquedoteca como um espaço científico de aprendizagem, com ferramentas que possibilitam o aprimoramento da concepção do brincar, dos jogos e das brincadeiras na formação dos pedagogos para seu trabalho futuro na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Em termos metodológicos, na pesquisa qualitativa desenvolvida em uma Faculdade de Educação de uma Universidade pública, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação tendo como sujeitos, as/os estudantes e professores/as da faculdade que se propuseram a participar. Para tanto, foi constituído incialmente um Grupo de Estudos com os estudantes, que teve como objetivo não somente
desenvolver, coletivamente, estudos para aprofundamento teórico sobre o tema, mas também desenvolver, no espaço da brinquedoteca, atividades experimentais no formato de oficinas e atividades lúdicas, com o intuito de aprofundar, do ponto de vista prático, as leituras sobre a brinquedoteca na formação lúdica do pedagogo. Os professores também participaram como
sujeitos da pesquisa, ao responderem a um questionário, que investigou outras possibilidades de ações na brinquedoteca, articuladas às disciplinas do curso. Como resultados da pesquisa, foram encontrados diversos argumentos teóricos, também constatados nas respostas ao questionário, apoiando a ideia da brinquedoteca como um laboratório de significativa importância na formação do educador. No entanto, ainda foram detectadas muitas fragilidades na efetivação de práticas que possam, de fato, legitimar esse espaço na formação do professor, implementando a utilização permanente da brinquedoteca como laboratório de ações cientificas e interdisciplinares, tal como requer uma formação

Downloads

Download data is not yet available.

References

BENJAMIM, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BETTELHEIM. B. Uma vida para seu filho: pais bons o bastante. São Paulo: Summus, 1988.

BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair. (Orgs) Psicologia Sócio-Histórica (Uma perspectiva crítica em Psicologia). São Paulo: Cortez, 2001.

BORBA, A.M. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL, MEC/SEB /MEC. Brasília, 2006.

BROUGÈRE, Giles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

BROUGÈRE, Giles. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília/ Distrito Federal, 1988.

_______. Lei no 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília, DF, julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>.

_______. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LDBEN).

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf

_______. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI). Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2009.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino, MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2006 OutDez; 15(4): 679-84.

COTONHOTO, Larissy Alves e ROSSETTI, Claudia Broetto. Prática de Jogos Eletrônicos para crianças pequenas: o que dizem as pesquisas recentes? Revista Psicopedagogia. 2016; 33(102): 346-57.

DULFO, Colas. O jogo: de Pascoal a Schiller. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FORTUNA, Tânia Ramos. Formação lúdica docente: como os professores que brincam se tornam o que são. In: D’AVILA, Cristina e FORTUNA, Tânia Ramos. Ludicidade, Cultura Lúdica e Formação de Professores. Curitiba, CRV, 2018.

FRIEDMAM. Adriana et al. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta. Associação Brasileira de Brinquedoteca – ABRINQ, 1992.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5ª Ed. São Paulo: Perspectiva 2001.

MARCELLINO. Nelson Carvalho. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 1987.

MARCELLINO. Nelson Carvalho. Lazer e Humanização. Campinas: Papirus, 1983.

MINAYO, Maria Cecília de Souza e SANCHES, Odécio. Qualitativo-quantitativo: Oposição ou Complementaridade? Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro: v. 9. nº 3. Julho/setembro, 1993.

MIRANDA Marilia Gouvea de; RESENDE, Anita C. Azevedo. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33 set./dez. 2006.

MOYLLES. Janet. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PAULA, Ercília Teixeira de. A brinquedoteca em diferentes contextos: perspectivas contemporâneas para a formação de educadores. Revista Educação e Emancipação. São Luís, v. 7, n. 2, julho/dezembro 2014.

PIAGET, Jean. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Diefel, 1987.

PIASSA, Zuleika Aparecida Claro e MONTAGNINI, Rosely Cardoso. Brinquedoteca: uma interpretação crítica deste espaço no contexto da sociedade capitalista. XI Congresso Nacional de Educação/Educere. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.

RAU, Maria Cristina Trois e LARA, Sandra Mara de. Brinquedoteca Universitária: a formação de professores pedagogos para o brincar e o brincar para aprender. XIII Congresso Nacional de Educação/Educere. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2017.

VYGOTSKY. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

Published

2021-07-14

How to Cite

Bitar Moukachar, M. ., & Rosa dos Santos Leal, R. . (2021). BRINQUEDOTECA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS . Interdisciplinary Studies Journal, 2(5). Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/113

Issue

Section

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Similar Articles

<< < 18 19 20 21 22 23 

You may also start an advanced similarity search for this article.