EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA

ENSINO REMOTO, ATUAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARINTINS (AM)

Visualizações: 335

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.914

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pandemia, Ensino Remoto, Atuação Docente

Resumo

O trabalho focaliza a atuação docente e as experiências vivenciadas na pandemia da Covid-19, em relação às práticas e processos de formação escolar das crianças de Educação Infantil em Parintins (AM), com o objetivo central de investigar a atuação dos professores no Ensino Remoto e os desafios enfrentados no referido contexto. A interrupção das atividades de sala de aula, o afastamento da escola, da vida social, do convívio com colegas e amigos, das interações e rotinas compartilhadas, afetou em muitos aspectos a vida do professor e o processo ensino e aprendizagem das crianças. Conforme Senhoras (2020) tornaram-se flagrantes as políticas de gestão da educação no território brasileiro, com uma estrutura sucateada, salas lotadas, tecnologias insuficientes e tecnicamente defasadas, professores com cargas horárias excessivas, sobrecarregados de aulas e, no limite de sua saúde psíquica, no contexto da pandemia, tornou-se ainda mais precária. A pesquisa é qualitativa, com Pesquisa de Campo nas escolas de Educação Infantil e participação de oito professoras, contribuindo com análises acerca da formação da criança, práticas e experiências docentes, sendo que o ensino remoto desencadeou aumento das atividades escolares, conhecimentos imperativos e aligeirados das ferramentas digitais, prejuízos na formação da criança, mas também várias experiências e aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paes Neto, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmico do 8º do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, ICSEZ/UFAM. Pesquisador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação do Campo e Territorialidades Amazônicas.

Kézia Siméia Barbosa da Silva Martins, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pedagoga e Professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM) no município de Parintins-AM. 

Referências

ALVES, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias; BRITO, Cosma Maria de. A Educação Infantil no Contexto da Pandemia: o processo ensino e aprendizagem fora das escolas. Rev. Psic. Outubro, 2021. vol.15, n.57, p. 808-815. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.3256

ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a Ilusão e a realidade. Aracaju: Interfaces Científicas, vol.8, n° 3, p. 348 – 365, Fluxo Contínuo, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n.343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, edição 53, seção 1, p.39, 18 mar. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 7 jul. 2022.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Distrito Federal). Parecer CNE/CP Nº: 5/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 1 jun. 2020, seção 1, p. 32, 28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul. 2023.

FÁVERI, José Ernesto; CANI, Luiz Eduardo; BAZZANELLA, Sandro Luiz. As múltiplas dimensões da Educação na Era do Coronavírus. São Paulo: LiberArs, 2021.

FRANCO, Z.G.E.; NOGUEIRA, E.M.L.; PRATA, W. de A. Educação Infantil no Contexto Amazônico: experiências em tempos de pandemia. Florianópolis: Zero-a-Seis, 2021. v. 23. p. 244-268. ISNN 1980-4512. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e78988

JUNIOR, Raul Greco; LACERDA, Tiago Eurico de (Orgs.). Educação remota em tempos de pandemia: ensinar, aprender e ressignificar a educação 1.ed. Curitiba: Editora Bagai, 2021.E-Book. ISBN: 978-65-89499-98-5

KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. Desafios da Educação em Tempos de Pandemia, Cruz alta: Ilustração, 2020. N.108, p.555-578, Julho, 2020, p. 45 a 53.

LEAL, G. K.; SCHLINDWEIN, L. M.; TRINDADE, P. dos S. Infância e pandemia: conhecimento nas ondas do rádio em Parintins/AM. v. 26. Brasília: Linhas Críticas, 2020. p. 1-18 DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33999

MAYER, Leandro; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; PALÚ (org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. 324 p.

MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele M. (Orgs.) A educação infantil em tempos de pandemia: práticas ressignificadas. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2021. ISBN 978-65-84565-13-5.

PEIXOTO, Leonardo Ferreira; VIEIRA, Rafael dos Santos. Cotidiano escolar e pandemia de covid-19 na Amazônia. Revista Momento –Diálogos em Educação, 2021. v. 30. p. 183-196. E-ISSN 2316-3100. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13216. Acesso em: 23 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13216

RODRIGUES, Janine Marta Coelho (Org.); SANTOS, Priscila Morgana Galdino dos (Org.). Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. 129 p. ISBN: 978-65-5621-095-7

SANTOS, Marlene Oliveira dos. Educação Infantil em tempos de pandemia. Salvador: EDUFBA, 2021. 305 p. ISBN: 978-65-5630-102-0

SENHORAS, Elói Martins (org.) COVID-19: Educação e a Ótica Docente. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.

SILVA, Camila Lopes da; SANTOS, David Moisés Barreto. Desenvolvimento profissional docente e Educação Básica na pandemia de Covid-19. SciELO Preprints. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3526. Acesso em: 28 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3526

VITA, Gabriela Gomes Prado de Almeida; JORGE, Tatiane Martins. Impacto da privação do espaço físico escolar no desenvolvimento infantil durante a pandemia: percepção de familiares de crianças em idade pré-escolar. Revista CEFAC, 2023; 25(2). Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20232529822

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Neto, J. P., & Martins, K. S. B. da S. (2024). EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA: ENSINO REMOTO, ATUAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARINTINS (AM). Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 182–195. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.914

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.