EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS

QUANDO O MAIS FÁCIL É O SILÊNCIO

Visualizações: 898

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.877

Palavras-chave:

Educação Sexual, Gênero e Sexualidade, Formação de professores

Resumo

A educação sexual é um tabu nas escolas. Não se fala diretamente, porém é extremamente presente no cotidiano escolar. Oficialmente no Brasil temos a Educação Sexual como um tema transversal previso nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1996 e, durante a ascendência conservadora no governo federal, a sua omissão dos principais dispositivos legais deste período (entre 2016 a 2022). Nas escolas a Educação Sexual tem sido introduzida pelo viés biológico, higienista e advinda, principalmente, de projetos da área da Saúde. Iremos trazer neste artigo um relato de atividade formativa com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da região metropolitana do Rio Grande do Sul utilizando a Caderneta de Saúde do/a Adolescente. Para tanto, realizaremos uma pesquisa qualitativa utilizando o relato de experiência, a análise documental embasadas na epistemologia feminista e nos estudos de gênero. Como resultados apontamos para a necessidade de maior aprofundamento teórico, não apenas das/os profissionais da educação, mas como de toda a sociedade, sobre a essencialidade do caráter cultural, histórico e social da Educação Sexual bem como do caráter interno da Pedagogia da Sexualidade da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauce Stumpf, UniLasalle

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade UniLasalle.

 

Marcos Rogério dos Santos Souza , UniLasalle

Doutorando em Educação, Mestre em Educação, graduado em Pedagogia e Orientação Educacional, em Psicologia, em História. Especialista em Politicas Públicas e Gestão da Educação, Especialistaem Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade e membro do Grupo de Pesquisa COMGÊNERO. Tem experiência na área da Educação, Psicologia, Gênero e Sexualidade.Sócio-Proprietário da Clinica Souza Duarte - Psicologia e Psicanálise.

 

Denise Regina Quaresma da Silva, UniLasalle

Pós Doutora em Estudos de Gênero pela UCES ( 2011), possui graduação em Psicologia, mestrado (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Educação e do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano da UNIVERSIDADE LA SALLE, orientando teses e dissertações, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Sexual, Gênero, Violências de Gênero, Gravidez na adolescência, Direitos Humanos, Psicanálise e Educação, Inclusão e Políticas Publicas de Inclusão. É Líder do Grupo de Pesquisa ComGênero: interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos e vice Coordenadora do Comitê de Assessoramento Educação FAPERGS (2022-2024). Coordena o Projeto de Extensão Observatório de discursos e práticas de prevenção a violência de Gênero em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Novo Hamburgo/ RS: saberes docentes em construção, é Editora assistente da Revista Diálogo. 

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro: Pólen, 2019. (Coleção Feminismos Plurais).

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 27 nov. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BURIN, Mabel. Género y salud mental: construcción de la subjetividad femenina y masculina. Instituto de Altos Estudios en Psicología y Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2010. Disponível em: http://dspace.uces.edu.ar:8180/xmlui/bitstream/handle/123456789/1529/Burin_2010_Preprint. pdf?sequence=1. Acesso em: 10 maio 2021.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber (vol.1). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREITAS, Rita; MEDEIROS, Luciene. Epistemologia Feminista e Direitos Humanos: Considerações metodológicas. Revista Serviço Social em Debate, v. 4, n. 1, 2021, p. 86-104. Disponível em: < https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate> Acesso em: 18 abr 2022.

FREUD, Sigmund. 1856-1939. Obras completas, volume 6: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria [“ O CASO DORA”] e outros textos, (1901-1905), Sigmund Freud, tradução Paulo César de Souza. – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu (5), 1995. P 07-41. Diponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773/1828> Acesso em: 09 mai. 2022.

LOURO, Guacira. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 04, p. 62-70, jan./jul. 2011. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br Acesso em: 26 jan. 2022.

QUARESMA DA SILVA, Denise Regina; COSTA, Zuleika Leonora Schimdt; MULLER, Márcia Beatriz Cerutti. Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação. Educação. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 49-58, jan.abr, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29812 Acesso em: 26 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29812

HUNING, Simone Maria; LUZ, Valeska C. M. Uma caderneta que produz ‘saúde’ e ‘adolescentes’. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, 63 (3): 2-15, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672011000400002 Acesso em 01 jun. 2022.

SEFFNER, Fernando. Cultura escolar e questões em gênero e sexualidade: o delicado equilíbrio entre cumprir, transgredir e resistir. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 14, n. 28, p. 75-90, jan./abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1095 Acesso em 01 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i28.1095

SEFFNER, Fernando. Sexualidade: isso é mesmo matéria escolar? Teoria e Prática da Educação, v. 17, n. 2, p. 67-81, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/download/27750/14600/0

Acesso em: 01 jun. 2023.

SOUZA, Marcos Rogério dos Santos. Luzes acesas sobre gênero e sexualidade na formação continuada da educação infantil de Sapucaia do Sul/RS. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação UniLaSalle. Canoas, 2022.

STUMPF, Glauce; QUARESMA DA SILVA, Denise Regina. Com que roupa eu vou? A pedagogia da sexualidade na marcação das roupas das professoras de anos iniciais. In: Denise Regina Quaresma da Silva; Gabriel Eidelwein Silveira. (Org.). Discursos sobre gênero: intersecções com educação e direitos humanos. 1ed.Canoas: UniLasalle, 2022, v. , p. 1-113.

STUMPF, Glauce; SOUZA, Sônia ; QUARESMA DA SILVA, Denise Regina. Recrudescimento das desigualdades de gênero em relação ao trabalho remoto docente na pandemia. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 16, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5647 Acesso em: 01 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/198271995647

BORTOLOZZI, A. C.; RIBEIRO, P. R. M. (et al) (org.). Questões sobre sexualidade e educação sexual: novos paradigmas e horizontes. Ed. Bauru: Gradus Editora, 2021. DOI: https://doi.org/10.46848/000690

ZULEIKA, Leonora Schmidt Costa. Educação e Orientação Sexual na Educação Básica: Gênero e Sexualidade na produção acadêmico-científica brasileira no período de 2006 a 2015., v., p. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Canoas, 2017.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. IN: LOURO, Guacira Lopes (org.). O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. P. 35-82.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Stumpf, G., Souza , M. R. dos S., & Silva, D. R. Q. da. (2024). EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: QUANDO O MAIS FÁCIL É O SILÊNCIO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 31–45. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.877

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.