A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO

AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Visualizações: 783

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Martha Nussbaum; Brasil.

Resumo

A educação inclusiva é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque no âmbito da educação. A inclusão é um princípio fundamental que visa garantir o direito de todas as pessoas à educação, independentemente de suas diferenças e peculiaridades. Nesse contexto, a teoria das capacidades de Martha Nussbaum se destaca como uma abordagem filosófica que pode contribuir significativamente para a discussão sobre educação inclusiva. Neste artigo, apresentaremos as principais ideias da teoria das capacidades de Martha Nussbaum e sua relação com a educação inclusiva. Inicialmente, abordaremos alguns conceitos fundamentais da teoria. Em seguida, discutiremos a relação entre a teoria das capacidades e a educação inclusiva, destacando os desafios e as possibilidades que essa abordagem oferece para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzane Carvalho Domingos, ufjf

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, Mestre em Educação Ambiental, doutoranda em Ciências Sociais pelo PPGCSO.

gustavo gabaldo, ufjf

Graduado e mestre em Ciências Sociais pela UFU. Bolsista CAPES e doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF.

graziella montes valverde, ufjf

Advogada, Professora, Mestre em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. DIFERENÇAS E PRECONCEITOS NA ESCOLA: Alternativas teóricas e Práticas. Julio Groppa Aquino (org.) São Paulo Summus Editorial, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Decreto 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, assinada em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 3, 26 ago. 2009.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 127, p. 2, 7 jul. 2015.

DOMINGOS, Suzane C. A atuação da gestão pedagógica como ponto principal para promoção da qualidade na educação pública. Diálogos freireanos: currículo, práticas pedagógicas e formação docente. Cadernos para o professor. Secretaria de Educação de Juiz de Fora, Ano XXVIII Nº 42 – 2021.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Integração x Inclusão: Escola (de qualidade) para Todos. Universidade Estadual de Campinas, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade-LEPED/UNICAMP, 1993.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Campinas: Leped/Unicamp, 2002.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? Editora Moderna – 1º Edição. Universidade Federal de Goiás, 2014.

NEDER, Erika. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.357: uma análise à luz da Teoria das Capacidades de Martha Nussbaum. Editora Perensin, Juiz de Fora, 2022. DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738

NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Neder, E., Suzane Carvalho Domingos, gustavo gabaldo, & graziella montes valverde. (2023). A TEORIA DAS CAPACIDADES DE NUSSBAUM E INCLUSÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA . Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 451–465. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.738