OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.701

Palavras-chave:

Resultados de Aprendizagem, Currículo Escolar de Matemática, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola com elevados índices de aprendizagem nas avaliações externas. O objetivo geral foi compreender os fatores que potencializam os indicadores educacionais de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), bem como entender a disparidade entre os resultados externos e internos, mediante três eixos teóricos: currículo, prática docente e avaliação. O presente trabalho busca apresentar uma análise acerca do currículo e dos resultados apresentados nas avaliações externas e internas pelos estudantes, em especial do componente curricular de Matemática, e as percepções dos docentes da disciplina sobre o fenômeno. As discussões estão pautadas nos estudos de Arroyo, Lopes, Candau, Scocuglia, D’Ambrosio, dentre outros, e lança mão dos dados obtidos a partir de entrevistas realizadas com três professores de Matemática da instituição de ensino. O estudo revelou que a escola possui um planejamento bem estruturado, um acompanhamento sistematizado da aprendizagem dos alunos e alguns desafios relacionados à concepção de currículo escolar por parte dos professores, que se encontra voltada, especialmente, à seleção de conteúdos; e a não participação de alunos, comunidade escolar e não escolar na construção do currículo escolar da disciplina de Matemática.

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Biografia do Autor

Francisca Francileide de Oliveira, Secretaria da Educação do Ceará

Mestra em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará (PPGQ/UFC), Professora da Educação Básica (SEDUC/CE). E-mail: francileidequi.oliveira@gmail.com. Orcid: 0000-0001-6469-3254 Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0422772282338253

Sirneto Vicente da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: sirneto.silva@uece.br. Orcid: 0000-0003-4334-1916 Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1202524609328424

 

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Oliveira Lima, J., de Oliveira, F. F., & Vicente da Silva, S. (2023). OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 69–87. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.701

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