A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD

CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE

Visualizações: 361

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.695

Palavras-chave:

Educação; Protagonismo; Curricularização.

Resumo

O objetivo geral do presente trabalho é assentar o conceito de extensão universitária, diante das diversas interpretações existentes no meio acadêmico. Da mesma forma, como objetivos específicos definiram-se: analisar o conceito de extensão universitária; avaliar o caminho percorrido pela extensão universitária no Brasil, de sua implementação à curricularização. A indagação de pesquisa que moveu o presente trabalho se deu da seguinte forma: a implementação da curricularização da extensão universitária na educação EAD apresenta uniformidade de concepções? Entre os autores que estruturam o presente trabalho estão Thiollent, Imperatore e Santos (2022), Severino (2007), entre outros. A metodologia de pesquisa se deu por meio da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fio condutor a visão crítico dialética (GAMBOA, 2012). Ao final, verifica-se que a implementação da  curricularização da extensão universitária na educação superior presencial e EAD não apresenta uniformidade de concepções, condição que se reflete na forma como a mesma é implementada não só no currículo, como também na interação com a comunidade e no protagonismo discente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Helma Wagner, Centro Universitário Internacional Uninter

Experiência em Tutoria/Docente do Curso de Tecnologia em Gestão em Segurança Privada e Curso de Tecnologia em Segurança Pública, desde 2016, gerenciando a plataforma AVA-Univirtus com a abertura das salas virtuais com os devidos materiais (videoaulas, link dos livros, fóruns, artigos, slides e outros materiais), aula interativa ao vivo, mediar as mensagens dos alunos e auxiliar no esclarecimentos de dúvidas, além de orientação quanto aos estudos, gravação de vídeoaulas e outra atividades próprias da tutoria. Livros publicados: WAGNER, Tatiana Helma. Gestão estratégica de negócios na segurança privada [recurso eletrônico]. Curitiba: Contentus, 2020.WAGNER, Tatiana Helma. Gestão de escola de formação de vigilantes [recurso eletrônico]. Curitiba: Curitiba: Contentus, 2021.Professora autora de Pós Graduação nas disciplinas de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes e de Gestão de Negócio em Segurança Privada com gravação das aulas e produção de material escrito.Professora autora no Curso de Extensão de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes.Participação no NDE e colegiado dos cursos: CST em gestão de Segurança Privada; CST em Segurança Pública. Membro da Equipe Multidisciplinar.Atividades realizadas na FATEC-PR/Unifatec desde 2014:Docente no Curso de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia: Civil; Produção; Mecânica; Elétrica, Telecomunicações, Redes de Computadores, Eletrônica Industrial e Serviço Social, ministrando as aulas de: TGA I e II, ARH I e II, Sociologia Aplicada as Organizações, Introdução à Administração, Fundamentos da Administração, Planejamento Estratégico, Gestão Organizacional, Organização Sistemas e Métodos.

Valdilson Aparecido Lopes, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre Profissional em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER) pesquisador ORCID 0000-0001-9060-5502 do grupo de pesquisa PROJETO: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM PARA O ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, desenvolveu a dissertação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana, PROFESSOR RESPONSÁVEL: Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida. Autor da obra Educação para o trânsito e a prevenção de acidentes ISBN 9786555176872. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2012), Especialização em formação de tutores e orientadores acadêmicos em EAD (UNINTER), Psicopedagogia Clínica e Institucional 2017 (UNINTER). Graduado e Licenciado em História 2020. Formação no curso de Instrutor de Trânsito na qualidade de teórico Técnico pelo CEFET- PR em 2002, especialização em Diretor Geral pelo SIENTT - PR. Tem experiência na área de orientação e tutoria no ensino a distância em cursos de Pós-graduação, atuou como Coordenador Pedagógico de Polo UNINTER durante 05 anos. Atualmente é professor do curso de Graduação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana (UNINTER), professor/ tutor do Curso de Tecnologia em Investigação Profissional (Detetive Particular) (UNINTER) membro honorário do CONDESP (Conselho dos Detetives particulares de São Paulo), professor /tutor do Curso de Segurança e Defesa Cibernética. Professor visitante na Universidade do Trânsito (Formação de Instrutor de Trânsito, Diretor de Ensino e Geral). Observador Certificado pelo observatório Nacional de Segurança Viária, também empresário na área educacional de trânsito, CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES, onde desempenha as atividades desde 2002 voltadas para Educação e novas Tecnologias.

Referências

BRASIL (2023). Ministério da Educação (MEC). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf >. Acesso em: 21 fev. 2023

DICIO. Dicionário online de português.

Disponível em: https://www.dicio.com.br/extensao/. Acesso em: 23 fev. 2023.

GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2.ed. Chapecó: Argos, 2012. DOI: https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol2.n1.p09-32

IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Curricularização da extensão: experiência da articulação extensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais. Rio de Janeiro : Gramma, 2019.

OLIVEIRA, Fernanda; GOULART, Paulo Martins. Fases e faces da extensão universitária: rotas e concepções. Rev. Ciênc. Ext. v.11, n.3, p.8-27, 2015. Disponível em: <https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1225/1165>.

Acesso em: 06 mar. 2023.

PINHEIRO, Jonison Vieira; NARCISO, Christian Silv. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade. V. 14, n. 2. jun./nov., 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28993

Disponível em:

. Acesso em: 28 fev. 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

THIOLLENT, Michel. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. In: Michel THIOLLENT, Michel; IMPERATORE, Simone; SANTOS, Sonia Regina Mendes dos (Org.). Extensão Universitária: concepções e reflexões metodológicas. Curitiba: CRV, 2022. DOI: https://doi.org/10.24824/978652512223.6

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Buczenko, G. L., Wagner, T. H., & Lopes, V. A. (2023). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EAD: CONCEPÇÕES, DESAFIOS E PROTAGONISMO DISCENTE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 207–217. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.695

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.