ESTIGMA E IDENTIDADE NA VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

“ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM”?

Visualizações: 585

Autores

  • RitaDe Cássia Barbosa Paiva Magalhães Universidade Federal do Ceará
  • Eliana Costa Guerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Renan Antônio Da Silva Universidade de Mogi das Cruzes

Palavras-chave:

Deficiência, Movimento Social, Aceitação, Direitos Humanos

Resumo

A história social das pessoas com deficiência tem sido marcada por movimentos contínuos de aceitaçãonegação. Em 2014, Richard Dawkins, renomado cientista britânico, afirmou ser imoral o nascimento de uma criança com síndrome de Down. Neste mesmo ano, no Brasil, uma mulher com Síndrome de Down tornou-se a primeira educadora no país. Entre estas duas realidades, impõe-se um vasto campo de possibilidades, ou melhor, de barreiras à aceitação de pessoas com deficiência em nossa sociedade. A aceitação da deficiência, ainda que marcada por contradições, em verdadeiro movimento pendular entre afirmação-negação, que se expressa, também, nas pessoas estigmatizadas e em suas famílias, constitui passo decisivo para o atendimento destas pessoas, em suas diferenças e semelhanças, por políticas e programas específicos, com vistas à equidade e à ampliação de direitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RitaDe Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005), docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Eliana Costa Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia pela Universidade de Paris VIII (2003), docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Renan Antônio Da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara) e docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BECKER, Howard. As políticas da apresentação: Goffman e as instituições totais. In: GASTALDO, Édison (Org.). Ervinga Goffman: o desbravador do cotidiano. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004. P. 101-111.

BERNARDO, Carolina Maria; MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Iguais, mas nem tanto: um estudo sobre o estranhamento do corpo com deficiência em uma escola regular do ensino fundamental de Fortaleza-CE. In: BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; CABRAL, Marlúcia Barros Lopes (Org.). Pesquisa em educação: unidade na diversidade. Fortaleza: Imprece, 2015. v. 2, P. 600-609.

DINIZ, Débora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. SUR, Revista Internacional de Direitos Humanos. v. 6, n. 11, p. 65-77, dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sur/v6n11/04.pdf> Acesso em: 28 jun. 2018.

GARAY, Ana. La identidad social desde el ponto de vista del intereccionismo simbólico. Disponível em: <http://www.antalya.uab.es/liniguez/Materiales/identidad.pdf> Acesso em: 15 out. 2003. (produzido em 2002).

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

________________. A representação do eu na vida cotidiana. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GONZALEZ, M. C.Martinez e INIGUEZ, Lupicinio. Analisis del discurso sobre la identidad. Trabalho apresentado no Primeiro Encontro Luso-Espanhol de Psiocologia Social, Nov 1987. Disponível em:

<http://www.antalya.uab.es/liniguez/Materiales/discursoidentidad.pdf> Acesso em: 15 out. 2003.

GUBER, Rosana. Identidad social villera: resignificación de um estigma. Etnia. n. 32, julhodezembro, Buenos Aires: 1984. p. 81-99.

HAGUETTE, Teresa M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 4ª ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995.

INIGUEZ, Lupicínio. Identidad: de lo personal a lo social. Um recorrido conceptual.In:

CRESPO, E.(ed.).La constitución social de la subjetividad. Madrid: Catarata, 2001. p. 209- 225.

LIMA, Maria Manuel. Considerações em Torno do Conceito de Estereótipo: Uma Dupla Abordagem. Revista da Universidade de Aveiro - Letras, Publicação do Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro, Portugal, n. 14, p. 169-181, 1997.

LISPECTOR, Clarice. Laços de Família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; CARDOSO, Ana Paula Lima Barbosa. A pessoa com deficiência e a crise das identidades na contemporaneidade. Cadernos de Pesquisa. [online]. vol. 40, n. 139, p. 45-61, 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a03.pdf> Acesso em: 28 jun. 2018.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; RUIZ, Erasmo Miessa. Estigma e currículo oculto. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, ed. especial, p. 125-142, maio/ago. 2011.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva; SOARES, Marcia Torres Neri. Currículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Cadernos de Pesquisa. [online]. vol. 46, n.162, p. 1124-1147, 2016. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/cp/v46n162/1980-5314-cp-46-162-01124.pdf> Acesso em: 28 jun. 2018.

MELETTI, Silvia Márcia Ferreira; RIBEIRO, Karen. INDICADORES EDUCACIONAIS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL. Cad. CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 175-189, naio/ago. 2014. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 28 jun. 2018.

OMOTE, Sadao. Deficiência: da diferença ao desvio in MANZINI, Eduardo e BRANCATTI, Paulo R. Educação Especial e Estigma. Marília-SP: UNESP, 1999. p. 3-21.

PEREIRA, Marcos Emanuel. Psicologia Social dos estereótipos. São Paulo: EPU, 2002.

PESSOTTI, Isaias. Deficiência Mental: da superstição à Ciência. São Paulo: T. A. QueirozEDUSP, 1984.

SALVO, André R. Identidade em tanto que diferencia. Conferência inaugural do Cuarto Congreso Chileno de Antropologia, 19 a 23 de nov 2001. Disponível em: http://rehue.csociales.uchile.cl/antropologia/congreso/c08.html. Acesso em: 16 out. 2002.

SANTOS, Rogério Alves dos. A voz dos estudantes com deficiência intelectual: rebatimentos dos tempos de escola na construção identitária. Natal: UFRN, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Magalhães, R. C. B. P., Guerra, E. C., & Silva, R. A. D. (2021). ESTIGMA E IDENTIDADE NA VIDA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: “ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM”?. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/59

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.