DIVERSIDADE SOCIAL, CULTURAL E INTELECTUAL NAS AULAS DE PRIMARIA E INDIVUALIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM
Visualizações: 240Palavras-chave:
Diversidade, Pedagogia diferencial, Individualização, Ensino-Aprendizagem;Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de reflexão sobre o contexto da diversidade social, cultura e intelectual nas salas de aula de Educação Básica. O objetivo fundamental é oferecer ao profissional possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico único baseado na individualização do ensino aprendizagem. Além disso, analisar os principais desafios enfrentados em sala de aula no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Por tanto, se faz necessário compreender os conceitos básicos que permeiam a pedagogia diferencial para a analisar a realidade que atravessamos com a crise de saúde marcada pelo COVID – 19. Considerando os conceitos apresentados, se faz necessário repensar novos modos de organizar o processo de ensino-aprendizagem em atenção aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Concluímos com a necessidade de repensar novos processos
educacionais para fomentar uma educação de qualidade e equidade no enfrentamento da crise mundial de saúde.
Downloads
Referências
AGUADO ONDINA, T. (1997). Aportaciones conceptuales y metodológicas en tres ámbitos de la Pedagogía Diferencial. Educación Intercultural. Revista de Investigación Educativa, vol. 15, nº2, p. 235-245.
JIMENEZ FERNÁNDEZ, C. La atención a la diversidad a examen: La educación de los más capaces en el sistema escolar. Universidad Nacional de Educación a Distancia. Revista Bordón, vol. 54 nº 2 – 3. 2002.
LÓPEZ, L; TOURÓN, J.; GALÁN, M.A. G (1991). Hacia una pedagogía de las diferencias individuales: reflexiones en torno al concepto de Pedagogía Diferencial. Revista Complutense de Educación, vol. 2 (1) p. 83-92.
LIBANEO, J.C., A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender. In. Revista Brasileira de Educação, nº 27. 2004.
LA ROSA, Jorge (Org.); FERREIRA, Berta Weil; SANTOS, Bettina Steren Dos; RIES, Bruno Edegar; RODRIGUES, Elaine Waignberg; ZANELLA, Liane; RAMOS, Maria Beatriz Jacques. Psicologia e educação: o significado do aprender. 7ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
MAYER, R. . Guiding students’ cognitive processing of scientific information in text. En M. Pressley, K. R. Harris y J. T. Guthrie (Eds.), Promoting academic competence and literacy in school. San Diego: Academic Press., 1992.
MOLTÓ, C. C. Individualización didáctica: sistemas y técnicas de aplicación en el ámbito de las necesidades especiales. TOSSAL Revista Interdepartamental de Investigación Educativa, 37-53.1992.
PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos Problemas de Aprendizagem. 3ª ediçao Porto Alegre, Artes Médicas. 1989.
VILODRES, L. M. La atención a la Diversidad en Educación Primaria. Temas para la Educación, 1-15. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.