O REINVENTAR DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM FACE A PANDEMIA COVID-19

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Autores

  • Adriana Barboza Roschild Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas https://orcid.org/0000-0001-7827-8406
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.391

Palavras-chave:

Fontes Documentais; Educação Profissional; Pandemia Covid-19; Historiografia.

Resumo

O presente artigo apresenta a pesquisa documental realizada nos arquivos da Biblioteca Pública Pelotense e no arquivo virtual do Memorial CEFET/RS em busca de indícios sobre a funcionalidade da Escola de Artes e Ofícios de Pelotas no início do século XX. A pesquisa foi atravessada pela Pandemia da Covid-19 e a metodologia revisada a partir de tal contexto. A abordagem metodológica está alocada no campo da história da Educação e utiliza como material de análise documentos impressos e digitais. Conclui-se que o evento da pandemia acarretou mudanças em diversas áreas, dentre elas a área da pesquisa que precisou rearticular-se e consolidou-se em um espaço solitário, de acesso limitado e trocas restritas. Por fim, o estudo foi reinventado em face da pandemia e o uso do acervo virtual foi a forma alternativa encontrada para concluir a investigação.

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Biografia do Autor

Adriana Duarte Leon , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia Sul-Rio-Grandense-IFSUL/Câmpus-Pelotas/RS. Doutora em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Barboza Roschild, A., & Duarte Leon , A. (2023). O REINVENTAR DA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA EM FACE A PANDEMIA COVID-19. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(3), 101–112. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.391

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