A EAD E A FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS: A RELAÇÃO TEÓRICO- PROFISSIONAL EM DEBATE

Visualizações: 315

Autores

Palavras-chave:

Educação, EAD, Ensino Superior, Tecnologia, Profissão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação teórico-profissional estabelecida nos Cursos Superiores de Tecnologia, vivenciados em IES Privada. Entre os objetivos específicos destacam-se: avaliar a presença da EaD no cenário brasileiro; analisar as políticas educacionais mais recentes voltadas para a formação de Tecnólogos; apresentar propostas de relação teórico-profissional vivenciadas em Cursos Superiores de Tecnologia, diferenciais na formação dos egressos. A pergunta de pesquisa foi assentada da seguinte forma: a relação teoria e prática é um dos elementos centrais em termos de atração do público estudantil e de profissionais para Cursos Superiores de Tecnologia? A pesquisa documental e bibliográfica são os principais aportes metodológicos, combinados com a experiência profissional de Coordenação e Tutoria de Cursos Superiores de Tecnologia em IES privada. Entre os Autores trazidos ao debate destaca-se Lopes e Faria (2013), Gomes (2013), Hass, Neves e Stander (2019), entre outros. Ao final verifica-se que a presença da EaD se consolida na educação brasileira, como um instrumento de democratização do acesso ao ensino superior, principalmente para as classes sociais menos favorecidas que, por sua vez, conectam sua realidade pessoal e profissional diretamente ao Curso Superior que almejam realizar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Luiz Buczenko, Centro Universitário Internacional Uninter

Docente no Centro Universitário Internacional Uninter.

Tatiana Helma Wagner, Centro Universitário Internacional Uninter

Atividades realizadas na Uninter: Experiência em Tutoria/Docente do Curso de Tecnologia em Gestão em Segurança Privada e Curso de Tecnologia em Segurança Pública na UNINTER, desde 2016, gerenciando a plataforma AVA-Univirtus com a abertura das salas virtuais com os devidos materiais (videoaulas, link dos livros, fóruns, artigos, slides e outros materiais), aula interativa ao vivo, mediar as mensagens dos alunos e auxiliar no esclarecimentos de dúvidas, além de orientação quanto aos estudos, gravação de vídeoaulas e outra atividades próprias da tutoria, atualmente como professora regente das disciplinas de:Gestão da Segurança Empresarial; Proteção de Executivos e Autoridades; Segurança Pública e Trânsito. Professora autora de Pós Graduação nas disciplinas de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes e de Gestão de Negócio em Segurança Privada com gravação das aulas e produção de material escrito. Professora autora no Curso de Extensão de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes. 

Valdilson Aparecido Lopes, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre Profissional em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER) pesquisador ORCID 0000-0001-9060-5502 do grupo de pesquisa PROJETO: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM PARA O ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, desenvolveu a dissertação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana, PROFESSOR RESPONSÁVEL: Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida. Autor da obra Educação para o trânsito e a prevenção de acidentes ISBN 9786555176872. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2012), Especialização em formação de tutores e orientadores acadêmicos em EAD (UNINTER), Psicopedagogia Clínica e Institucional 2017 (UNINTER). Graduado e Licenciado em História 2020. Formação no curso de Instrutor de Trânsito na qualidade de teórico Técnico pelo CEFET- PR em 2002, especialização em Diretor Geral pelo SIENTT - PR. Tem experiência na área de orientação e tutoria no ensino a distância em cursos de Pós-graduação, atuou como Coordenador Pedagógico de Polo UNINTER durante 05 anos. Atualmente é professor do curso de Graduação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana (UNINTER), professor/ tutor do Curso de Tecnologia em Investigação Profissional (Detetive Particular) (UNINTER), professor /tutor do Curso de Segurança e Defesa Cibernética. Professor visitante na Universidade do Trânsito (Formação de Instrutor de Trânsito, Diretor de Ensino e Geral). Observador Certificado pelo observatório Nacional de Segurança Viária, também empresário na área educacional de trânsito, CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES, onde desempenha as atividades desde 2002 voltadas para Educação e novas Tecnologias.

Referências

ANDRADE, A. F. Construindo um ambiente de aprendizagem à distância inspirado na concepção sociointeracionista de Vygotsky. In: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003. p.255-270.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm

Acesso em: 21 abr. 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CNE/CP 3, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de

tecnologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf

Acesso em: 22 abr. 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 2020a. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=151591-pcp007-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192

Acesso em: 22 abr. 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Reanálise do Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020b, que tratou das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=166341-pcp017-20&category_slug=novembro-2020-pdf&Itemid=30192

Acesso em: 22 abr. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24

Acesso em: 22 mar. 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em: 22 abr. 2022.

CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2013.

CHAVES, J. H. V. Desafios do formador da licenciatura à distância em pedagogia na formação docente. Curitiba: [s.n.], 2018.

CHERMANN, M.; BONINI, L. M. Educação à distância: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela internet. São Paulo: Universidade Braz Cubas, 2000.

GOMES, Luiz Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Rev. Avaliação, v. 18, n. 1, p. 13-22. 2013. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/aval/a/8GbQ8WCyB5qGM44ZY4MGj4J/?format=pdf&lang=pt Acesso em 01 fev. 2022.

HASS, Célia Maria; NEVES, Lidiane Moutinho; STANDER, Marcus Danilo de Paula. As políticas brasileiras para a educação superior à distância: desafios da expansão. Rev. hist.edu.latinoam, v. 21 n. 32, p.193 – 225. 2019. Disponível em:

http://www.scielo.org.co/pdf/rhel/v21n32/0122-7238-rhel-21-32-00193.pdf. Acesso em: 05 jan. 2022.

LOPES, Luís Fernando; FARIA, Adriano Antônio. O que e o quem da EaD: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2013.

MACHADO, J. L. A. Tutoria em EaD: tutores ou professores? Planeta Educação, 2008. Disponível em:

https://acervo.plannetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/vozprofessor/Tutoria-em-EAD.pdf Acesso em: 21 mar. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 05 janeiro de 2021 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 Acesso em: 04 fev.2022.

SARAIVA, T. A Educação à distância no Brasil: lições da história. Rev. Em aberto, v. 16, n. 70, p. 17-27, abr./jun. 1996. Disponível em:

http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2383 Acesso em:

abr. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Inep, 2022. Disponível em:

https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao Acesso em: 15 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Buczenko, G. L., Wagner, T. H., & Lopes, V. A. (2022). A EAD E A FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS: A RELAÇÃO TEÓRICO- PROFISSIONAL EM DEBATE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 66–80. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/334

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)