EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO

Visualizações: 324

Autores

Palavras-chave:

Experiência Docente, Ensino Remoto, Escola no Campo

Resumo

Neste artigo será apresentado o relato de experiência docente com o ensino remoto na educação no campo, no período de suspensão das aulas presenciais devido ao agravamento da pandemia da COVID-19 no Brasil. O objetivo deste, é relatar algumas alterações ocorridas no ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e também expor reflexões contextualizadas, a partir da aproximação com a comunidade escolar mediada pelas tecnologias digitais e a dinâmica da sociedade contemporânea, em relação ao consumo e uso dessas tecnologias na educação básica. Com base em teorias educacionais, a compreensão das conexões dos elementos gerais com os particulares envolvidos na docência, sobre a função cultural e social do conhecimento escolar na vida dos indivíduos, exige debates coletivos continuamente. Pois, as novas ideias e as reflexões críticas são instrumentos para a superação das determinações históricas. Sendo assim, as tecnologias digitais sinalizam um possível caminho a ser melhor explorado pelas potencialidades apresentadas no trabalho didático pedagógico. Porém os limites identificados, apontam a necessidade de utilizá-las como meio, para estimular nos indivíduos uma nova consciência e então reivindicarem políticas educacionais em que o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade sejam compartilhados entre os diferentes sujeitos e contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVELAR, Mariana: O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In, CÁSIO, F. Educação Contra Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. -1.ed.- São Paulo: Boitempo, 2019.

BRASIL, PARECER CNE/CP Nº: 5/2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192.

FREIRE, Paulo: Educação Como Prática da Liberdade. 12º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.

FREIRE, Paulo: Extensão ou Comunicação? Disponível em: <https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf:> Acesso em 23 de mar. de 2022.

MANACORDA, Mario Alighiero: Marx e a Pedagogia Moderna. 3ª. Ed. Campinas, SP. Alinía, 2017.

MARIANO, Alessandro: Pedagogia da Resistência e o projeto educativo das escolas do MST. In, CÁSIO, F. Educação Contra Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. -1.ed.- São Paulo: Boitempo, 2019.

OLIVEIRA, Marcos Marques de. Florestan Fernandes, O Circuito da História-Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

RONDÔNIA, Leis Estaduais, Decreto Nº 24.887, DE 20 DE MARÇO DE 2020. Disponível em:<https://leisestaduais.com.br/ro/decreto-n-24887-2020-rondonia-declara-estado-de-calamidade-publica-em-todo-o-territorio-do-estado-de-rondonia-para-fins-de-prevencao-e-enfrentamento-a-pandemia-causada-pelo-novo-coronavirus-covid-19-e-revoga-o-decreto-n-24871-de-16-de-marco-de-2020.> Acesso em: 25 de mar. 2022.

SAVIANI, Dermeval. O Trabalho Como Princípio Educativo Frente As Novas Tecnologias: Disponível em: < http://forumeja.org.br/go/files/demerval%20saviani.pdf; > Acesso em 24 de mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Ribeiro Soares, L. (2023). EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(6), 62–72. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/332