EDUCAÇÃO 4.0 PARA A INDÚSTRIA 4.0
PROTAGONISMO DO AVANÇO SOCIAL NO CENÁRIO INTRODUZIDO PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Visualizações: 682Palavras-chave:
Educação, Indústria 4.0, Sociedade da InformaçãoResumo
A educação na contemporaneidade deve atender às necessidades de uma indústria inserida num contexto de novas tecnologias que se aplicam a diferentes tarefas no mundo do trabalho e na sociedade como um todo. Neste artigo discutem-se as exigências da sociedade da informação e o papel da educação na formação do indivíduo, para sua efetiva atuação no mundo do trabalho. São objetivos desta pesquisa, considerar concepções teóricas sobre sociedade de informação, educação e mundo do trabalho; discutir as exigências tecnológicas da sociedade e a indústria 4.0, para se refletir sobre o protagonismo do indivíduo nesse cenário. A metodologia desta discussão é de abordagem qualitativa e tem como base uma pesquisa descritiva sobre reflexões teóricas no âmbito da educação, indústria e sociedade de informação. A educação hoje deve ser encarada como um processo de construção de conhecimentos, de formação de habilidades técnicas e cognitivas, bem como de desenvolvimento da autonomia do cidadão. Torna-se, cada vez mais relevante, o saber, em uma sociedade, em que os avanços tecnológicos deixam em evidência a necessidade de se pensar mudanças nos paradigmas da produção, novas regras socioeconômicas e da necessidade da (res)significação do papel da educação.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Capitalismo Parasitário. Trad. De Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, BNCC.
Brasília: MEC, 14 de dezembro de 2018. Disponível em < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> acesso em 10 de fevereiro de 2019.
DANIEL, J. Educação e Tecnologia num mundo globalizado. Brasília, DF: Ed. UNESCO do Brasil, 2003.
DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FABRICIO, B.F Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem – redescrições em curso. In: MOITA LOPEZ (org.). Por uma linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006, p.45-63.
FRIEDMAN, Thomas L. O Mundo É Plano - Uma Breve História do Século XXI. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2005.
LISBOA, Roberto Senise. Direito na sociedade da informação. Revista dos Tribunais, nº 847, p. 78-95, maio/2006.
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 1998.
NEVES, Karina Hernandes. A educação como elemento (re)definidor da sociedade. Pesquisa e Debate em Educação. Equidade, política e financiamento da educação pública. Revista do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública.
V.6. n.1. 2016.
SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Hamilton. Direito informacional: direito da sociedade da informação. Revista dos Tribunais, nº 859, p. 743-749, maio/2007.
SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution. Genebra: World Economic Forum, 2016.
TESSARINI JUNIOR, Geraldo; SALTORATO, Patrícia. Impactos da indústria 4.0 na organização do trabalho: uma revisão sistemática da literatura. Revista Eletrônica de Engenharia de Produção e Correlatas. Florianópolis, SC, v. 18, n. 2, p. 743-769, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos Interdisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Estudos Interdisciplinares adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que possibilita o compartilhamento e a adaptação do trabalho, incluindo fins comerciais, desde que seja feita a atribuição adequada e seja reconhecida a publicação original nesta revista.