A METÁFORA DA ARTE PARA COMPREENDER OS CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E INOVAÇÃO

Visualizações: 49

Autores

  • Tainah Schuindt Ferrari Veras Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

comunicação; organização; inovação; arte.

Resumo

Para refletir sobre a comunicação, a organização e a inovação com uma abordagem que privilegie a natureza complexa de tais fenômenos, esse ensaio de caráter bibliográfico tem como objetivo propor a utilização da metáfora da arte nesse contexto. Os resultados indicam que tal metáfora pode ser relevante a fim de reforçar a natureza plural, processual, relacional e propositiva da comunicação, da organização e da inovação, além de entender que esses fenômenos possuem contradições entre individualidade/coletividade, imaginação/ação, inevitabilidade/planejamento, caos/ordem e subjetividade/objetividade que são inerentes à existência deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainah Schuindt Ferrari Veras , Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp; bolsista da Agência Unesp de Inovação pelo convênio Unesp/Santander Universidades. Docente nas Faculdades Integradas de Bauru. Pesquisadora sobre o nexo entre Comunicação e Inovação nas organizações.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BADILLO, P. Y. Les théories de l’innovationrevisitées: une lecture communicationnelle et interdisciplinaire de l’innovation? Du modèle<<Émetteur>> au modèlecommunicationnel. Les Enjeux de l’information et de la communication. n. 14/1. 2013. p. 19-34. Disponívelem: ˂www.cairn.info/revue-les-enjeux-de-l-information-et-de-la-communication-2013-1-page-19.htm˃. Acesso em: 15 ago. 2015.

BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BIESDORF, R. K; WANDSCHEER, M. F. Arte, uma necessidade humana: função social e educativa. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia, v. 2, n. 11, p. 1-11, 2011.

BOURRIAUD, N. O que é um artista (hoje) ?. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA, p. 76-79, 2003.

BUORO, A. B. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 4º edição. São Paulo: Cortez, 2000.

CAJAZEIRA, J.E.R; CARDOSO, C. Comunicação e inovação: correlações e dependências. In: MACHIORI, M. (org.). Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2010. p.269-285.

COLI, J. O que é Arte. 15 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995

DUARTE, J; MONTEIRO, G. Potencializando a comunicação nas organizações. In. KUNSCH, M.M.K (org.). Comunicação organizacional: linguagem, gestão e perspectivas, volume 2. São Paulo: Saraiva, 2009. p.333-359.

DUFRENNE, M. A estética e as ciências da arte. Lisboa: Berthand, 1982.

EISENHARDT, K. M.; BROWN, S. L. Competing on the edge: strategy as structured chaos. Boston: HBS Press, 1998.

FAGERBERG, J. Innovation: a guide to the literature. Centre of Technology, Innovation and Culture, University of Oslo. oct. 2003. Disponível em: ˂https://

smartech.gatech.edu/handle/1853/43180 ˃. Acesso em: 22 nov. 2015.

FISCHER, E. A necessidade da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

FRAYZE-PEREIRA, J. A. A alteridade da arte: estética e psicologia. Psicologia USP, v. 5, n. 12, p. 35-60, 1994.

GIRARDI, L. T. A. Inovação e criatividade nas pequenas e médias empresas. 2002. Dissertação (Mestrado) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresa, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2002.

GODIN, B. The vocabulary of innovation: a lexicon.Working paper no. 20. Project on the Intellectual History of Innovation. Montreal, 2014. Disponível em: ˂http://www.csiic.ca/PDF/LexiconPaperNo20.pdf ˃. Acessoem: 10 out. 2015.

HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. 22 ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

INSITUM. A evolução da inovação na América Latina. 2014. Disponível em:

<http://docplayer.com.br/720572-O-estado-da-inovacao-na-america-latina-a-evolucao-da-inovacao-na-america-latina.html>. Acesso em: 20 jul. 2015.

JUCEVICIUS, G. Culture vs. cultures of innovation: conceptual framework and parameters for assessment. In: TSUI, E (Org). Proceedings of the 7th International Conference on Intellectual Capital, Knowledge Management &Organisational Learning. The Hong Kong Polytechnic University, Hong Kong, 2010. p. 236-244.

LAZNJAK, J. Dimensions of national innovation culture in Croatia: content validity of Hofstede's dimensions. Drustvena Istrazivanja, v. 20, n. 4, p. 1015, 2011.

MARCHIORI, M (Org). Comunicação em interface com cultura. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2013.

MARCONDES FILHO, C. Para entender a comunicação: contatos antecipados com a nova teoria. São Paulo: Paulus, 2008.

MARTINO, L. M. S. Estética da Comunicação: da consciência comunicativa ao “eu” digital. Petrópolis: Vozes, 2007.

MATURANA, H. Ontologia del conversar. Revista Terapia Psicológica, ano VII, n. 10, 1988.

MESSINA, G. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.114, 2001. Disponível em: ˂http://www.scielo.br/scielo.php?

script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000300010&lng=pt&nrm=iso ˃. Acesso em: mai. 2016.

MONTENEGRO, L. M.; CASALI, A. M. O modelo de organizing de Karl Weick e sua ênfase na comunicação. In: Anais do Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Belo Horizonte, n. 5, 2008. p. 1-14.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. São Paulo: Eliane Lisboa, 2005.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2002.

MOTTA, P. R. Transformação organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997.

PEREIRA, M. V. Contribuições para entender a experiência estética. Revista Lusófona de Educação, v. 18, p. 111-123, 2011.

PÉREZ, R. A. El estado del arte en la Comunicación Estratégica. Mediaciones Sociales, 1° semestre, n. 10, p. 121-196, 2012.

PINHO, E. A estética de Dufrenne ou a procura da origem. Revista Filosófica de Coimbra, n. 6, p. 361-396, 1994.

PUTMAN, L.L; PHILLIPS, N; CHAPMAN, P. Metáforas da comunicação e da organização . In: GLEGG, S; HARDY C; NORD R.W. (orgs. Edição original); CALDAS, M; FACHIN, R; FISCHER, T. (orgs. Edição brasileira). Handbook de estudos organizacionais: ação e análise organizacionais. Volume 3. São Paulo: Atlas, 2012. P. 77-130.

SANTOS, L. S.; SILVEIRA, R. A. Por uma epistemologia das práticas organizacionais: a contribuição de Theodore Schatzki. Organização & Sociedade, v. 22, n. 72, p. 79-98, jan./mar. 2015. Disponível em: ˂http://www.scielo.br/pdf/osoc/v22n72/1413-585X

-osoc-22-72-0079.pdf ˃. Acesso em: mai. 2016.

SERRES, M. Atlas. Paris: Flammarion, 1996.

SPINK, P. K O resgate da parte. Revista de Administração, v. 26, n. 2, p. 22-31, jun. 1991.

SPINK, P. K Organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição de psicologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, v. 8, n. 1, p. 174-92, 1996.

WOLTON, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.

WOLTON, D. É preciso salvar a comunicação. Trad. Vanise Pereira Dresch. São Paulo: Paulus, 2006.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Schuindt Ferrari Veras , T. . (2021). A METÁFORA DA ARTE PARA COMPREENDER OS CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E INOVAÇÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(4), 1–16. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/239

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.