USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA

UMA OVERVIEW

Visualizações: 231

Autores

  • Sabrina Priscila de Souza Xavier Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0009-0007-6610-4223
  • Jefferson Aires Falcão Universidade de Pernambuco
  • Pedro Henrique Mafra Nogueira dos Santos Batista Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0009-0005-1620-1290
  • Tatiany Cíntia da Silva Brito Universidade de Pernambuco
  • Aurélio Molina da Costa Universidade de Pernambuco
  • Claudinalle Farias Queiroz de Souza Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-1541-3089

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1638

Palavras-chave:

Anatomia, Educação Médica, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Desenvolvimento Tecnológico

Resumo

Resumo: introdução: as transformações no campo da saúde, caracterizadas pela introdução de novas disciplinas e a transição para métodos de ensino baseados em competências, exerceram um impacto substancial no ensino de anatomia. Assim, observa-se uma mudança no papel desempenhado pela dissecação cadavérica, que incorporou as tecnologias contemporâneas, como modelos plásticos e pacotes multimídia. Nesse cenário, a inclusão da tecnologia nos programas educacionais demanda uma abordagem meticulosa embasada. Diante desse cenário, este estudo tem por objetivo a investigação do uso das tecnologias no ensino da anatomia humana para acadêmicos da área da saúde, com ênfase nas ferramentas tecnológicas usadas e nos resultados obtidos. Metodologia: foi realizada uma overview da literatura com estudos publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos estudos do tipo artigo com acesso gratuito. Os descritores DeCSMeSH utilizados e suas combinações foram aplicadas nas bases de dados Medline (via Pubmed), Lilacs e Scielo. A seleção dos artigos foi feita na plataforma Rayyan, conforme critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, de forma blindada por dois avaliadores. Ao final do processo, 8 artigos foram incluídos. Resultados: os resultados obtidos foram descritos em texto e organizados em um quadro. Os dados observados demonstraram o uso crescente de tecnologias no ensino da anatomia humana, com enfoque para o uso de computadores, tablets, recursos 3D e de realidade aumentada. Conclusão: o panorama atual de ensino na área da saúde revela inclinação à adoção de tecnologias educacionais inovadoras. As metodologias que incorporam tecnologia aos ambientes tradicionais de laboratórios de anatomia têm se mostrado eficazes, promovendo satisfação, autoconfiança e envolvimento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Priscila de Souza Xavier, Universidade de Pernambuco

Graduação em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Pernambuco, Recife-PE

Jefferson Aires Falcão, Universidade de Pernambuco

Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Pedro Henrique Mafra Nogueira dos Santos Batista, Universidade de Pernambuco

Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Tatiany Cíntia da Silva Brito, Universidade de Pernambuco

Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Aurélio Molina da Costa, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG-UPE).

Referências

BERGMAN, E. M et al. How much anatomy is enough?. Anatomical sciences education, v. 1, n. 4, p. 184-188, 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.35

CRAIG, Steven et al. Review of anatomy education in Australian and New Zealand medical schools. ANZ journal of surgery, v. 80, n. 4, p. 212-216, 2010. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1445-2197.2010.05241.x

DRAKE, Richard L. et al. Medical education in the anatomical sciences: The winds of change continue to blow. Anatomical sciences education, v. 2, n. 6, p. 253-259, 2009. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.117

FLEXNER, Abraham. Medical education in the United States and Canada: A report to the Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching.[Selections]. Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching., 1910.

FRYER, AW, Hemmer PA. 2012. Modelos de avaliação de programas e teorias relacionadas: guia AMEE No. 67. Med Teach 34:288–299.

Ghosh SK. Human cadaveric dissection: a historical account from ancient Greece to the modern era. Anat Cell Biol. 2015;48(3):153–69. DOI: https://doi.org/10.5115/acb.2015.48.3.153

Jang S, Vitale JM, Jyung RW, Black JB. A manipulação direta é melhor do que a visualização passiva para aprender anatomia em um ambiente de realidade virtual tridimensional. Computação. Educ. 2017;106:150-65.

Kapralos B, Uribe-Quevedo A, Dubrowski A. Immersive technologies for medical education. In: Lee N, editor. Encyclopedia of computer graphics and games. Ney York City: Springer International Publishing; 2018. pp. 1–8. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-08234-9_130-1

Louw G, Eizenberg N, Carmichael SW. The place of anatomy in medical education: AMEE guide no 41. Med Teach. 2009;31:373–86. DOI: https://doi.org/10.1080/01421590902825149

Mangina E. 3D learning objects for augmented/virtual reality educational ecosystems. 2017 23rd International Conference on Virtual System & Multimedia; VSMM'17; Octover 31-November 4, 2017; Dublin. IEEE; 2017. pp. 1–6. DOI: https://doi.org/10.1109/VSMM.2017.8346266

McLachlan JC, Bligh J, Bradley P, Searle J. Teaching anatomy without cadavers. Med Educ. 2004;38(4):418–24. DOI: https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.2004.01795.x

Muller JH, Jain S, Loeser H, Irby DM. Lessons learned about integrating a medical school curriculum: perceptions of students, faculty and curriculum leaders. Med Educ. 2008;42:778–85. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2008.03110.x

Papa V, Vaccarezza M. Teaching anatomy in the XXI century: new aspects and pitfalls. Sci World J. 2013;7(2013):310348. DOI: https://doi.org/10.1155/2013/310348

Salzman MC, Dede C, Loftin RB, Chen J. A model for understanding how virtual reality aids complex conceptual learning. Presence (Camb). 1999;8(3):293–316. DOI: https://doi.org/10.1162/105474699566242

Turney BW. Anatomy in a modern medical curriculum. The Annals of The Royal College of Surgeons of England. 2007;89(2):104-7. DOI: https://doi.org/10.1308/003588407X168244

McKeough DM, Bagatell N. Attitudes of health care students about computeraided neuroanatomy instruction. J Allied Health. 2009;38(4):189–95

Ryan, Grace V et al. Learning Outcomes of Immersive Technologies in Health Care Student Education: Systematic Review of the Literature. Journal of medical Internet research vol. 24,2 e30082, 2022. DOI: https://doi.org/10.2196/30082

Rodríguez-Abad, Carlos et al. “A Systematic Review of Augmented Reality in Health Sciences: A Guide to Decision-Making in Higher Education.” International journal of environmental research and public health vol. 18,8 4262, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18084262

BOFF, Tália Cássia et al. O uso da tecnologia no ensino da anatomia humana: revisão sistemática da literatura de 2017 a 2020. Medicina (Ribeirão Preto), v. 53, n. 4, p. 447-455, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i4p447-455

OSORIO-TORO, Sonia; RODRIGUEZ-CAMPO, Alejandro; RAMIREZ-MALULE, Howard. Bibliometric Analysis of Global Research Output on Teaching and Learning of Human Anatomy. Int. J. Morphol., Temuco , v. 40, n. 3, p. 789-795, 2022 . DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-95022022000300789

Zitzmann, Nicola U et al. “Digital Undergraduate Education in Dentistry: A Systematic Review.” International journal of environmental research and public health vol. 17,9 3269. 7 May. 2020, doi:10.3390/ijerph17093269 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17093269

GARCIA, Leonardo Steven; ZUNIGA, Janneth; PEREZ-TREJOS, Luz Edith. Las Tecnologías E-Learning y TIC en el Aprendizaje a Largo Plazo de la Anatomía Humana en Estudiantes del Área de la Salud: Una Revisión de la Literatura. Int. J. Morphol., Temuco , v. 39, n. 2, p. 396-400, 2021. DOI: https://doi.org/10.4067/S0717-95022021000200396

Clunie, Lauren et al. “How comprehensive are research studies investigating the efficacy of technology-enhanced learning resources in anatomy education? A systematic review.” Anatomical sciences education vol. 11,3 (2018): 303-319. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1762

Rengier F, Mehndiratta A, Von Tengg-Kobligk H, Zechmann CM, Unterhinninghofen R, Kauczor HU, et al. 3D printing based on imaging data: review of medical applications. International journal of computer assisted radiology and surgery. 2010; 5(4), 335-341. DOI: https://doi.org/10.1007/s11548-010-0476-x

NARNAWARE, Yuwaraj; NEUMEIER, Melanie. Second‐year nursing students’ retention of gross anatomical knowledge. Anatomical sciences education, v. 13, n. 2, p. 230-236, 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1906

AZER, Samy A.; AZER, Sarah. 3D anatomy models and impact on learning: a review of the quality of the literature. Health professions education, v. 2, n. 2, p. 80-98, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.hpe.2016.05.002

Marsh KR, Giffin BF, Lowrie Jr DJ. Medical student retention of embryonic development: impact of the dimensions added by multimedia tutorials. Anat Sci Ed. 2008;1(6):252–7 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.56

Carbonell Carrera, C.; Bermejo Asensio, L.A. Landscape interpretation with augmented reality and maps to improve spatial orientation skill. J. Geogr. High. Educ. 2017, 41, 119–133. DOI: https://doi.org/10.1080/03098265.2016.1260530

Aziz MA, Mckenzie JC, Wilson JS, Cowie RJ, Ayeni SA, Dunn BK. The human cadaver in the age of biomedical informatics. The Anatomical Record: An Official Publication of the American Association of Anatomists. 2002; 269(1), 20-32. DOI: https://doi.org/10.1002/ar.10046

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Xavier, S. P. de S., Falcão, J. A., Batista, P. H. M. N. dos S., Brito, T. C. da S., Costa, A. M. da, & Souza, C. F. Q. de. (2025). USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UMA OVERVIEW. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(2), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1638

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)