A IMPLEMENTAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL

A TRAJETÓRIA DAS PROVAS SAEB E SAERS E SUAS IMPLICAÇÕES COMO POLÍTICA PÚBLICA NO ÂMBITO ESCOLAR

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Autores

  • Lilian Siomne Pires da Silva Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0009-0002-9574-0783
  • Domingos Sávio Campos Azevedo Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Bernardino Colvero Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1545

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Avaliações em Larga Escala, SAEB, SAERS

Resumo

Devido ao crescimento das pesquisas na área das políticas públicas especificamente na educação a partir década de 1980 com a redemocratização e a expansão da pós-graduação no Brasil, o estado buscou formas para produção de diagnósticos que pudessem retratar ou mensurar a qualidade da educação pública brasileira. Este artigo expõe a cronologia do processo de implementação das avaliações em larga escala utilizando-se da metodologia qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica, e tem por objetivo contribuir nas discussões sobre o tema realizando uma retrospectiva na trajetória das provas SAEB e SAERS e a consolidação nos parâmetros atuais de aplicação nas escolas do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que a produção de dados quantificáveis através das avaliações em larga escala passou a ser indispensável para o desenvolvimento de políticas públicas e que os processos das avaliações externas implicam nas ações e reações dos diferentes atores envolvidos no âmbito escolar.

 

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Biografia do Autor

Lilian Siomne Pires da Silva, Universidade Federal do Pampa

Professora na rede pública de São Borja. Aluna do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa. E-mail: lilianpires.aluno@unipampa.edu.br

Domingos Sávio Campos Azevedo, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa

Doutor em História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio na Universidade Federal de Pelotas -UFPel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa -Campus São Borja.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Silva, L. S. P. da, Azevedo, D. S. C., & Colvero, R. B. (2025). A IMPLEMENTAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL: A TRAJETÓRIA DAS PROVAS SAEB E SAERS E SUAS IMPLICAÇÕES COMO POLÍTICA PÚBLICA NO ÂMBITO ESCOLAR . Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 1–16. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1545

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