FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO

DAS DESCONTINUIDADES CURRICULARES AO PRATICISMO TECNICISTA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1513

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnicismo, Desvalorização dos Professores

Resumo

Esta pesquisa é um recorte dos resultados da investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da Linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Teve como objetivo analisar a mudança curricular para a formação de professores alfabetizadores ocorrida no município de Uberlândia – MG. Nos caminhos metodológicos da investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, com delineamentos de pesquisa bibliográfica e análise documental. Os subsídios teóricos pautam-se na formação de professores, políticas curriculares e a legislação relacionadas. As políticas de governo mostram-se retrógadas, instáveis e fugazes. Os primeiros resultados explicitam que o entendimento de uma formação na perspectiva tecnicista fará com que o livre ensino e o livre aprendizado sejam negados, sustentando, assim, a perda da autonomia docente e a manutenção da desvalorização dos professores. É preciso que marchemos rumo à resistência de uma pedagogia fundamentada em competências e que o conhecimento seja embasado numa sólida formação teórica e interdisciplinar que enriqueça a formação e, consequentemente, a autonomia no exercício da docência.

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Biografia do Autor

Patricia Duarte Claudino, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Claudino, P. D., & Borges, M. C. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO: DAS DESCONTINUIDADES CURRICULARES AO PRATICISMO TECNICISTA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1513

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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