O COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NA GEOGRAFIA ESCOLAR
PERSPECTIVAS, SIGNIFICAÇÕES E ALTERNATIVAS PRÁTICAS
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1307Palavras-chave:
Geografia, Práticas Escolares, Metodologias de Ensino, EnsinoResumo
Esse trabalho apresenta abordagens sobre os principais conceitos da Climatologia inseridos nos livros didáticos de Geografia. A pesquisa ainda destaca propostas metodológicas que podem ser empregadas no ambiente escolar, contribuindo nos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste, empregou-se abordagem qualitativa-quantitativa e revisão bibliográfica sobre o tema, na qual foram extraídos conceitos norteadores em obras de referência acadêmica. À sequência, aplicou-se questionários do tipo semiestruturado a alunos e a professores, que possibilitaram a organização e a tabulação de importantes dados e a elaboração de gráficos. Os resultados da pesquisa enfatizam os seguintes aspectos: a) o ensino específico dos conteúdos de clima se organizam e estão inseridos na Geografia, para que haja interação com temáticas, relacionadas às paisagens naturais; b) a introdução de metodologias diferenciadas possibilita a construção do conhecimento; c) o desenvolvimento de propostas didáticas pode auxiliar o professor nas aulas de geografia, como experiências complementares na compreensão da Climatologia, no contexto da intercambiada relação natureza-sociedade.
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