ANÁLISE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E LEGAL DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO- AH/SD

Visualizações: 313

Autores

  • Almervanda de Souza Campelo Universidade Estadual do Maranhão
  • Helciyane do Firmamento Silva Soares Universidade Estadual do Maranhão
  • Márcia Raika e Silva Lima Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1254

Palavras-chave:

Legislação Educacional, Políticas Públicas, Identificação, Altas Habilidades, Superdotação

Resumo

Pessoas com superdotação apresentam potencial elevado nas diferentes áreas do conhecimento em comparação à população. As políticas públicas, no Brasil, voltadas às altas habilidades/superdotação (AHSD) ocorrem há cerca de um século, considerando as primeiras publicações. Porém, somente na LDB 5692/71, oficialmente, em âmbito nacional, menção a esses alunos. Buscando resposta ao questionamento:  em quais leis, decretos e iniciativas, que tratam da Educação Especial no Brasil, a partir da atual LDB (9394/96), são garantidas políticas públicas aos AH/SD?  E com o objetivo geral de analisar a legislação educacional brasileira, a partir da atual LDB (9394/96) no que tange às políticas públicas de atendimento aos alunos com AH/SD, o texto faz uma cronologia partindo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) perpassando por normativas e iniciativas públicas e privadas que trouxeram e trazem contribuições ao atendimento a esse público até o ano de 2023, com a promulgação do Parecer CNE/CP Nº: 51/2023 que especifica os passos do atendimento a alunos com AH/SD. A pesquisa documental, com abordagem qualitativa concluiu que há, no Brasil, leis e documentos norteadores, que fazem referências à garantia de atendimento a alunos AH/SD, porém os números de matrículas, no Censo Escolar, mostram a não efetivação dessas normativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almervanda de Souza Campelo, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede- Polo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Helciyane do Firmamento Silva Soares , Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede- Polo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Márcia Raika e Silva Lima , Universidade Estadual do Maranhão

Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede-Polo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 11342 de 01 de janeiro de 2023. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. MEC/SECADI/DPEE. Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11342.htm. Acesso em: 25 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 11. 402 de 23 de janeiro de 2023. Altera o Decreto nº 11.342, de 1º de janeiro de 2023, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança. MEC/SECADI/DPEE. Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/D11402.htm. Acesso em: 25 jan. 2024.

BRASIL. Parecer CNE/CP 51/2023 - Orientações Específicas para o Público da Educação Especial: atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC, 22023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 02 9665 de 02 de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo - FCPE. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9665.htm. Acessado em: 25 Jan 2024.

BRASIL. Decreto nº 10.195, de 30 de dezembro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação e remaneja e transforma cargos em comissão e funções de confiança. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 157, n. 252, p. 1, 30 dez. 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10195.htm. Acesso em: 18 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. Diário Oficial da União: seção, 1, Brasília, DF, ano 152, n. 249, 29 dez. 2015a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13234.htm. Acesso em: 18 mar 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Nota Técnica nº 04, de 23 de janeiro de 2014. Orientações quanto a documentos comprobatórios do cadastro de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. MEC/SECADI/DPEE. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15898-nott04-secadi-dpee-23012014&Itemid=30192. Acesso em: 23 jan. 2024.

BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 18 mar. 2024.

BRASIL. Lei 12.796 de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 18 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica para Educação Especial. Brasília: MEC/ SEESP, 2013, 565p. 143 p. (Série: Saberes e práticas da inclusão).

BRASIL. Resolução nº. 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação especial, Brasília: MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 04 out. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial. Brasília. Secretaria de Educação Especial SEESP/MEC, 2008 173 p.

BRASIL. Lei 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 18 mar. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n° 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 39-40, 11 set. 2001a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 17 mar 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção, 1, Brasília, DF, ano 131, n. 248, p. 1, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 mar. 2024.

BRASIL. LEI Nº 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 02 nov. 2023

BRASIL. Lei Nº 4.024, DE 20 de dezembro 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 25 jan. 2024.

CONBRASD - CONSELHO BRASILEIRO PARA SUPERDOTAÇÃO. [Página inicial]. Brasília: CONBRASD, 2024. Disponível em: https://conbrasd.org/index.php. Acesso em: 21 jan 2023.

DELOU, Cristina Maria Carvalho. Educação dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação: legislação e políticas educacionais para a inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza (Org.). A construção de práticas educacionais: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. p. 27-39. v. 1.

DELOU, Cristina Maria Carvalho. Ensaio autoral sobre a trajetória da educação dos superdotados no Brasil. Rio de Janeiro: CONBRASD, 2019. Disponível em: https://conbrasd.org/docs/3_INFO/ENSAIO_AUTORAL_DELOU_2019.PDF. Acesso em: 22 fev. 2024.

FAVERI, Fanny Bianca Mette de.; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis. Santa Maria, RS: 2019. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 32, n. 2. Publicação contínua. UFSM, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial. Acesso em: 22 fev. 2024.

FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=oB5x2SChpSEC&oi=fnd&pg=PA6&dq=fonseca+2002+metodologia&ots=ORXU2yaoe1&sig=cTFRgFlZAplxdoFpvCxTZ-OnGQs#v=onepage&q=fonseca%202002%20metodologia&f=false. Acesso em: 22 fev. 2024.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 31 ago. 2020.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 31 ago. 2020.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 30 set. 2020.

MARANHÃO. LEI Nº 12.098, DE 17 DE OUTUBRO DE 2023, Estabelece as diretrizes para implantação de Políticas Públicas Estaduais destinadas ao desenvolvimento das potencialidades de estudantes com altas habilidades/superdotação na rede de ensino pública do Estado do Maranhão e dá outras providências. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2023/lei-17803-17.10.2023.html. Acesso em: 17 mar 2023.

MORAES, Roque. Uma Tempestade de Luz: A Compreensão Possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Revista: Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 11 ago. 2023.

OLIVEIRA, Lívio Luiz Soares de. Histórico de políticas públicas de altas habilidades/superdotação (AH/SD) no Brasil. História & Ensino, v. 27, n. 2, p. 212-238, 2021.

PEREZ, Suzana Graciela Barrera. FREITAS, Soraia Napoleão. Políticas públicas para as Altas Habilidades/ Superdotação: incluir ainda é preciso. Rev. Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 627-640, set./dez. 2014. Santa Maria, RS. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313132120006. Acessado em: 02 nov. 2023.

RANGNI, R. A. Reconhecimento do Talento em Alunos com Perdas Auditivas do Ensino Básico. 2012. 160 f. Tese (Doutorado em Educação Especial), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2899/4696.pdf. Acesso em: 31 out. 2023

RANGNI, Rosemeire de Araújo; COSTA, Maria da Piedade Resende da. A educação dos superdotados: história e exclusão. Revista Educação-UNG-Ser, v. 6, n. 2, p. 16-24. 2011.

VIRGOLIM, Ângela M. R. Altas Habilidades/ Superdotação: encorajando potenciais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Brasília, 2007.

VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, septiembre-diciembre, p. 581-609. 2014.

WINNER, E. Crianças Superdotadas: Mitos e Realidades. Porto Alegre, 1998.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Campelo, A. de S., Soares , H. do F. S., & Lima , M. R. e S. (2024). ANÁLISE DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E LEGAL DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO- AH/SD. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–17. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1254

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)