O PROJETO BURAREIRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA AMAZÔNIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1085

Palavras-chave:

Política educacional, Educação integral, Educação integral politécnica, Tempo integral, Politecnia como princípio pedagógico

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as possíveis contribuições conceituais decorrentes do Projeto Burareiro de Educação Integral, uma experiência pedagógica implantada no município de Ariquemes, estado de Rondônia, entre janeiro de 2005 e agosto de 2006. A partir disso, argumentar a favor da educação integral, em detrimento do tempo integral, como horizonte de uma política educacional, que venha ao encontro de quantos almejem políticas educacionais alternativas às concepções neoliberais hegemônicas vigentes. Tanto a experiência pedagógica, levada a feito por meio de um laboratório social, quanto a pesquisa teórica, que a antecedeu e a sucedeu, foi orientada por princípios epistemológicos da dialética materialista e pelo método histórico-crítico de produção acadêmica, cuja análise chegou às possíveis contribuições: introdução da dimensão política à concepção marxiana de educação, nova concepção de interdisciplinaridade e de integração curricular, criação dos conceitos politecnia como princípio pedagógico e educação integral politécnica. Essas contribuições, juntamente com a emergência do conceito sustentabilidade social, evidenciam que as políticas de tempo integral, a partir de 2010, são um retrocesso político e uma guinada ideológica para o lado do neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal de Rondônia

Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Rondônia e Professor Visitante da Universidade Federal do Pará – NEB/UFPA.

 

Cintia Adélia da Silva , Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas.

Claudinei Frutuoso , Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – Universidade Federal do Oeste do Pará.

Antônio Lemos Régis, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – Universidade Federal do Oeste do Pará.

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

Maciel, A. C., Silva , C. A. da, Frutuoso , C., & Régis, A. L. (2024). O PROJETO BURAREIRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA AMAZÔNIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1085

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

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