REALIDADE AUMENTADA E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA NA EJA

UM ESTUDO COLABORATIVO

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Autores

  • Alexandro Santos Máximo
  • Amilton Alves de Souza Rede Estadual de Ensino Gestão

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.1932

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Geometria, Realidade Aumentada, Modelagem Matemática, Metodologias Ativas

Resumo

Este estudo, vinculado ao Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia, está em andamento e investiga o potencial das tecnologias emergentes, como a modelagem matemática e a realidade aumentada, no ensino da geometria para turmas do Ensino Fundamental Anos Finais na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Santo Estêvão, Bahia. O objetivo é analisar como essas tecnologias podem contribuir para a aprendizagem significativa da geometria, considerando as especificidades dos sujeitos da EJA. Para isso, buscamos responder à seguinte questão: como a integração da realidade aumentada e da modelagem matemática pode tornar o ensino da geometria mais acessível e envolvente para os estudantes da EJA? O estudo adota uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada na metodologia colaborativa, envolvendo professores de matemática na construção coletiva de estratégias pedagógicas. O referencial teórico se fundamenta em Freire (2021), que defende uma educação crítica e dialógica, Moran (2003), que discute o papel das tecnologias na inovação educacional, e Arroyo (2005), que destaca a importância das trajetórias dos sujeitos da EJA no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados preliminares indicam que o uso da realidade aumentada e da modelagem matemática favorece a visualização de conceitos geométricos abstratos, reduzindo dificuldades históricas no ensino da disciplina. Além disso, os participantes relataram aumento na motivação e no engajamento, evidenciando que a inserção dessas tecnologias pode promover um ensino mais dinâmico e interativo. O envolvimento colaborativo dos professores permitiu a adaptação das práticas pedagógicas ao contexto local, fortalecendo a autonomia docente e ampliando as possibilidades metodológicas. Concluímos que a implementação de tecnologias emergentes no ensino da geometria na EJA não apenas melhora a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também contribui para uma abordagem pedagógica mais inclusiva e alinhada às necessidades dos estudantes. O estudo reforça a importância do desenvolvimento de práticas inovadoras, capazes de tornar a aprendizagem mais significativa e de reduzir as desigualdades educacionais.

Biografia do Autor

Alexandro Santos Máximo

Mestrando Pelo Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Licenciado em Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC/BA; Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade de Candido Mendes UCAM/RJ; Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto / RS; Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Federal Vale do São Francisco UNIVASF/BA.Email:maximusdesigner@gmail.com

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Publicado

24-05-2025

Como Citar

Máximo, A. S., & Souza, A. A. de. (2025). REALIDADE AUMENTADA E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA NA EJA: UM ESTUDO COLABORATIVO. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(1), 01–02. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.1932

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