INDÍGENAS E NEGROS NO SÉCULO XIX
DO APAGAMENTO HISTÓRICO AO PROTAGONISMO NAS MANCHETES DE JORNAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2297Palavras-chave:
Lei 11.645/2008, Ensino de História, Fontes históricas, Afro-indígenaResumo
A presença afro-indígena na história do Brasil tem sido marcada por apagamento e marginalização, reforçados por narrativas eurocêntricas e processos de expropriação. No século XIX, os periódicos contribuíram para essa dinâmica, ora invisibilizando, ora criminalizando esses grupos. O presente trabalho investiga como indígenas e negros foram retratados nas manchetes do Diário de Pernambuco oitocentista e discute a aplicabilidade dessas fontes no ensino de História. Com isso, o estudo busca apresentar uma proposta de aula que utilize manchetes jornalísticas como uma ferramenta didática para o ensino de História do Brasil Imperial para alunos do ensino fundamental - anos finais. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseada na análise documental, em diálogo com a Educação Histórica. Conclui-se que o uso dessas fontes contribui para problematizar narrativas excludentes, promovendo uma consciência histórica crítica, fortalecendo o ensino de História e alinhando-se às diretrizes da Lei 11.645/2008.