INDÍGENAS E NEGROS NO SÉCULO XIX

DO APAGAMENTO HISTÓRICO AO PROTAGONISMO NAS MANCHETES DE JORNAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autores

  • Higo Lucas Gomes Braga Universidade de Pernambuco
  • José Austro Soares da Silva Júnior Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2297

Palavras-chave:

Lei 11.645/2008, Ensino de História, Fontes históricas, Afro-indígena

Resumo

A presença afro-indígena na história do Brasil tem sido marcada por apagamento e marginalização, reforçados por narrativas eurocêntricas e processos de expropriação. No século XIX, os periódicos contribuíram para essa dinâmica, ora invisibilizando, ora criminalizando esses grupos. O presente trabalho investiga como indígenas e negros foram retratados nas manchetes do Diário de Pernambuco oitocentista e discute a aplicabilidade dessas fontes no ensino de História. Com isso, o estudo busca apresentar uma proposta de aula que utilize manchetes jornalísticas como uma ferramenta didática para o ensino de História do Brasil Imperial para alunos do ensino fundamental - anos finais. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseada na análise documental, em diálogo com a Educação Histórica. Conclui-se que o uso dessas fontes contribui para problematizar narrativas excludentes, promovendo uma consciência histórica crítica, fortalecendo o ensino de História e alinhando-se às diretrizes da Lei 11.645/2008.

Biografia do Autor

Higo Lucas Gomes Braga, Universidade de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns).

José Austro Soares da Silva Júnior, Universidade de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco (UPE – Campus Garanhuns).

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Braga, H. L. G., & Júnior, J. A. S. da S. (2025). INDÍGENAS E NEGROS NO SÉCULO XIX: DO APAGAMENTO HISTÓRICO AO PROTAGONISMO NAS MANCHETES DE JORNAIS E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–17. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2297

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